Desde as madeixas californianas, faz tempo que não víamos uma tendência de cor que deixasse as raízes escuras, e o restante do cabelo bem mais claro sem medo de contrastes. Estamos a falar das madeixas dark roots (raízes escuras), graças às quais podemos espaçar as visitas ao cabeleireiro e não sofrer com a questão das raízes.
Essa nova coloração é uma daquelas que não precisa de muita manutenção, já que a sua peculiaridade é deixar as raízes muito mais escuras, por isso são madeixas loiras com efeito raiz. É que, quando falamos de mudanças capilares, a manutenção é um ponto chave. Por esse motivo, procuramos cortes de cabelo fáceis de manter. E é justamente nesse ponto que esta coloração desempenha um papel fundamental.
O que são madeixas dark roots?
Estas madeixas devem ser feitas deixando a área da raiz mais escura do que o restante do cabelo. O que se consegue com este resultado é que quando o cabelo cresce não há necessidade de retocar as raízes. Para conseguir este efeito, pode ser feito de duas maneiras: por um lado, deixar o cabelo crescer naturalmente ou simplesmente pintar as raízes para as tornar mais escuras.

Além disso, com este tipo de madeixas, o cabelo ganha muita luz e um contraste que ajuda o cabelo a não ficar tão liso, muito pelo contrário e com muito mais volume graças ao efeito de textura. Ainda assim, este tipo de madeixas existe em duas vertentes, aquelas com maior contraste entre a raiz e o resto do cabelo, que são as raízes escuras intensas, e as que oferecem um contraste menos marcado, as blended dark roots.
Embora mostrar as raízes sempre tenha sido sinônimo de uma imagem mal cuidada, agora tornou-se numa técnica de coloração do momento. E não são poucas as celebridades que se deixaram seduzir por este penteado. E embora visto assim, parece que tudo são vantagens, também devemos dizer que as raízes escuras nalguns casos podem ter as suas desvantagens. Por exemplo, em cabelos grisalhos não é a melhor técnica, pois nesse caso, terás que retocar as raízes quando o cabelo começar a crescer.
Intense dark roots
Esta é a versão mais escura e na qual há maior contraste entre as raízes e as madeixas. As raízes são castanho-escuras ou quase pretas com cabelos muito loiros, que podem ser loiros claros ou até mesmo loiros platinados. Quanto maior o contraste e mais longas as raízes, mais grunge e casual é o efeito.
E embora esta versão seja muito jovial e ousada, também consegue parecer diferente dependendo do tipo de cabelo. Aqui temos um exemplo claro entre o cabelo XL de Dua Lipa e o cabelo comprido com ondas de Lucy Boynton.
Blended dark roots
Quanto à outra versão, aqui temos um efeito mais subtil e leve, embora o contraste entre as madeixas e a raiz também seja evidente. Este estilo é provavelmente muito mais fácil de usar, e o efeito é menos áspero e cria a sensação de que o cabelo foi clareado pelo sol pouco a pouco. O melhor é que apesar do cabelo estar a crescer ainda fica bonito e sem a necessidade de ir ao cabeleireiro.
Por isso, neste caso, quem mais pode beneficiar de um contraste mais suave são as bases claras, como o castanho claro ou o loiro escuro. E no caso de cabelos mais escuros que não procuram muito contraste, podes optar por madeixas loiras numa linha mais quente, como as maravilhosas madeixas bronde que ficam entre o tom mel e caramelo, fantásticas em morenas.
*O Tendências Online recomenda produtos da gama Wella Professional
Imagens: divulgação . . Dark roots: ideais para madeixas e pouca manutenção
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.