O cabelo é um assunto muito importante para as mulheres e para a sua autoestima. Muitas vezes vemos o nosso cabelo como um reflexo da nossa identidade porque é pessoal e público. A visão positiva ou negativa do cabelo pode afetar muito uma mulher. O cabelo, o seu comprimento, textura e cor, todos afetam a aparência de uma pessoa e como ela será percebida.
Ao longo da história, o cabelo teve um significado na vida das mulheres. Está diretamente associado à beleza e juventude das mulheres. Muitas mulheres acham que um dia “bad hair” é igual a um dia mau. Todas as mulheres anseiam por cabelos longos, brilhantes, lisos e sedosos. As mulheres podem dizer muito através dos seus cabelos e penteados. O cabelo é um dos activos para as mulheres.
Estas são apenas algumas das coisas que o cabelo simbolizou para as mulheres ao longo do tempo, e que resultou na importância do cabelo para as mulheres.

- Feminilidade
A história mostra que o cabelo é um símbolo de feminilidade. Durante a guerra civil, quando as mulheres não foram autorizadas a ir para o campo de batalha, centenas de mulheres soldados disfarçaram-se de homens cortando os seus cabelos, acabando por ser presas após a descoberta. Após a Batalha da França em 1940, as cabeças das mulheres francesas foram rapadas como punição pelos seus relacionamentos românticos com soldados alemães. Esta é a razão pela qual o cabelo representa a feminilidade, até hoje.
- Identidade
Não é de admirar que as mulheres sintam que os seus cabelos são uma “glória da coroa”, pois essa frase remonta aos tempos bíblicos. De acordo com 1 Coríntios 11: 15, “mas para a mulher, se o seu cabelo é abundante, é uma glória para ela; pois o seu cabelo lhe é dado como cobertura”. A implicação negativa da cabeça rapada também é mostrada em 1 Coríntios 11: 5, “e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; pois ela está no nível daquela cuja cabeça está rapada”. Até hoje, a implicação negativa de uma mulher com a cabeça rapada é aparente na sociedade.
- Liberdade e beleza
O cabelo é um símbolo de beleza há muito tempo. Mulheres com cabelos longos e lisos eram consideradas bonitas. Nos tempos antigos, vapor e óleos naturais eram usados para manter o cabelo liso, brilhante e macio. Esta é a razão pela qual rainhas e princesas costumavam ter as servas para as pentearem. As servas costumavam pentear o cabelo usando flores e acessórios de cabelo. Havia diferentes penteados com diferentes trajes. Mesmo nos recursos limitados, princesas e rainhas costumavam ter penteados atraentes.
4. Libertação
O cabelo e o penteado também retratavam o símbolo da libertação. Na década de 1950, comunistas e soldados do sexo feminino na China eram a favor de um corte curto logo abaixo das orelhas. Este penteado simples foi chamado de “Penteado da Libertação” porque é um símbolo das mulheres a assumir o controlo das suas próprias vidas. As mulheres continuam a usar os seus penteados para se expressar.
A indústria de cabelo e beleza é uma indústria multibilionária. Isso não é apenas porque muitas de nós acreditam que as aparências são importantes, mas também porque o nosso cabelo representa a nossa personalidade, pensamentos e crenças.