Uma triste e terrível notícia para o mundo dos cabelos e da moda. O cabeleireiro espanhol Lluís Llongueras morreu hoje, segunda-feira, 29 de maio, na sua casa em Barcelona devido a um cancro na garganta com que lutava há anos. O histórico empresário deixa um império de salões de beleza e uma marca de produtos de beleza que o tornaram reconhecido mundialmente.
Llongueras nasceu num ambiente humilde, em 1936, numa cidade de Barcelona chamada Esparraguera. Desde muito jovem, Lluís começou a destacar-se no campo cultural e artístico, abordando disciplinas que vão da pintura à escultura passando pela fotografia.
Foi aos 14 anos que começou a trabalhar como cabeleireiro e em 1972 abriu o primeiro salão unissexo de Espanha. Apenas dois anos depois, abriu o seu salão em Paris, ao mesmo tempo que começou a abrir academias para formar novos cabeleireiros por meio de workshops inovadores e didáticos que também o destacaram no setor.
Inúmeras celebridades confiaram os seus cabelos a Llongueras: da Duquesa de Alba a Carmen Sevilla, Rocío Jurado, Lola Flores ou a Rainha Sofia. Também foi estilista de grandes estrelas de Hollywood, como Bianca Jagger ou Angelica Houston, além de ter feito amizade com grandes personalidades culturais, como o próprio Salvador Dalí.
O legado cultural, como comunicador e criativo que Lluís Llongueras deixa é incalculável. A nível empresarial, deixa mais de 3.300 salões que fazem parte do Grupo Provalliance em 31 países, junto com outras empresas como Jean Louis David, Franck Provost e The Barber Company, para os quais trabalham mais de 20.000 pessoas, que conseguem que o conglomerado fature milhões de euros por ano.
Imagens: divulgação . . Lluís Llongueras: lendário cabeleireiro morre aos 87 anos
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.