Se existe um tipo de madeixas que agrada a todas, são as madeixas balayage. Porque iluminam o rosto, rejuvenescem e deixam um resultado muito natural, tanto em loiras quanto em morenas. Neste guia, explicamos tudo o que precisas saber sobre as madeixas balayage e como escolher as que mais combinam contigo.
As propostas de cabelo, em termos de cor e corte, continuam a ser muito procuradas na internet. Entre os tipos de coloração, as madeixas balayage posicionam-se entre as primeiras posições, junto com as madeixas californianas e as madeixas babylights. E não é para menos, já que a sua missão é deixar cabelos mais luminosos e brilhantes. Outra das suas vantagens é que não requerem grande manutenção, já que a raiz escura é uma das suas chaves, pelo que podes espaçar as tuas idas ao cabeleireiro com elas. Essa técnica de clareamento capilar em degradé requer um especialista em coloração para que não ocorram desastres e que o resultado mantenha a harmonia cromática dos cabelos.
O que são madeixas balayage?
As madeixas balayage são uma técnica de coloração de cabelo que tem subido nos degraus das tendências de beleza nos últimos anos. Tornou-se a melhor forma de trazer luz, tanto ao cabelo como ao rosto, graças ao “sweep” que o profissional utiliza para aplicar a cor nos cabelos. O segredo é a forma aleatória de pintar as madeixas à mão livre, com auxílio de um pincel, do meio para as pontas, deixando um leve efeito de raiz, sim, com efeito degradé na cor.
Que diferenças existem entre madeixas balayage e madeixas tradicionais?
Existem técnicas que ainda são utilizadas nos salões, mas na opinião de especialistas “tornaram-se obsoletas”. Por exemplo, as madeixas de folha de prata, só usadas se o cliente pedir expressamente, para um resultado muito específico, ou as de touca, que sujeitam o cliente a torturas desnecessárias e oferecem um resultado pouco natural. A principal diferença entre as madeixas tradicionais e as madeixas balayage é que as últimas são feitas ao ar livre e começam um pouco abaixo da raiz (onde a luz do sol deve bater) para fazer um degrade correto e que fique bem integrado.
As babylights nascem das madeixas tradicionais. Os estilistas descrevem-nas como “uma técnica mais polida e refinada, na qual se tenta iluminar as raízes do cabelo”.
Quanto tempo duram as madeixas balayage?
Uma das suas vantagens é que as madeixas balayage precisam de pouca manutenção. Na verdade, um retoque de salão a cada quatro a seis meses é suficiente, dependendo dos tons que clareares e do nível de contraste que existe com o teu tom natural.
Como sei que tipo de madeixas balayage se adequam a mim?
A melhor forma de acertar nas madeixas é escolher primeiro um bom cabeleireiro de cores que te aconselhe honestamente e recomende, de forma personalizada, o que melhor se adapta ao teu cabelo e ao teu rosto. Além disso, tem em mente estes factores:
1. O teu tom de pele. Se tens um tom de pele quente, as madeixas balayage em tons de dourado, cobre e mel podem ser uma boa opção. Se o teu tom de pele for mais claro, opta por loiros cinzas, bege e platinados.
2. A cor natural do teu cabelo. Se a tua cor natural for escura (castanho ou preto), podes querer madeixas balayage claras para criar mais contraste e dimensão no seu cabelo. Neste caso, experimenta caramelo, avelã ou até avermelhado. Se o teu cabelo for mais claro, podes optar por madeixas mais subtis e obter um resultado mais natural.
Que tons de destaque balayage existem?
Aqueles que a tua imaginação permitir, desde que deixes agir até encontrar o tom desejado, mas sempre dependendo do tom natural da base, para que o contraste seja mais ou menos gradual e fique bonito. Se a base for muito escura, conseguir um loiro claro é obviamente mais difícil do que se tiveres uma base castanha média, mais mel. Diferentes tonalidades e saturações de loiro podem ser usadas, por isso é recomendável fazer um diagnóstico capilar personalizado com antecedência.
Alguns tons de madeixas balayage incluem:
• Balayage loira. É a mais popular por dar um aspecto luminoso e brilhante aos cabelos.
• Balayage caramelo. Este tom quente funciona muito bem em cabelos escuros. Possui subtons dourados e castanhos e cria um efeito de profundidade.
• Balayage mel. Ideal para peles bronzeadas e para quem deseja uma mudança de visual subtil e natural.
• Balayage vermelho. Incluem tons vibrantes que variam de vermelhos brilhantes e profundos a vermelhos suaves e escuros.
Quanto tempo demora para fazer madeixas balayage?
Demora no mínimo três horas, pois algumas etapas devem ser levadas em consideração, como: diagnóstico prévio, técnica, tonalidade, tratamento, modelagem etc. E é recomendável cortar um ou dois dedos que a cor se encaixa perfeitamente.
Que cor de madeixas rejuvenesce?
Sempre se disse que o cabelo loiro, ao clarear e iluminar, rejuvenesce e suaviza os traços. No entanto, devemos também ter em conta a cor de base do cabelo, a cor dos olhos e a cor da pele, pois dar uma certa claridade ao rosto é sempre benéfico, mas também existem outras opções que se adequam a determinados rostos muito bem. Em geral, os tons de madeixas mais rejuvenescedores são aqueles que iluminam e adicionam calor, por exemplo, mel, caramelo e areia.
Como cudar do cabelo depois de fazer madeixas balayage?
Muita hidratação e pouco secador. Afinal, as madeixas balayage ainda são uma pintura e tendem a secar o cabelo. Para mantê-lo saudável, é necessário usar um shampoo adequado às necessidades pessoais. Um condicionador protetor da cor e uma máscara nutritiva uma vez por semana. Se também é fã de secadores e pranchas, o protetor térmico é indispensável.
Como pentear o cabelo com madeixas balayage?
Graças a esta técnica que traz tanta luz ao cabelo, as possibilidades de styling são infinitas. No entanto, o mais popular, segundo os profissionais, é o estilo surfer look, ou cabelo solto com ondas abertas, pois realça os cabelos e cria uma dimensão mágica de cor por todo. Também podes apostar nas tranças. Em particular, para a trança básica de três fios, pois dá uma visão ótica, em diferentes dimensões, graças aos reflexos e à luz que emitem. As ondas, em qualquer uma das suas versões, são as melhores aliadas para essas madeixas, pois dão movimento aos cabelos e potencializam os contrastes.
Qual o shampoo mais indicado para cabelos com madeixas balayage?
Qualquer um que não leve pigmentos, que ajude a fechar a cutícula do cabelo e que elimine partículas indesejadas. Deve ser uma linha suave, que proporcione brilho e maciez aos cabelos, além de nutrição. Um shampoo nunca precisa secar o cabelo, nem conter silicones ou parabenos, responsáveis pela quebra do cabelo. Da sua parte, ele tem que limpar com delicadeza, para não arrastar a cor.
Madeixas balayage para ocultar o cinza
Ver esta publicação no Instagram
Para cabelos frisados ou curlyage
Ver esta publicação no Instagram
Para cabelos curtos
Madeixas caramelo balayage
Loiros
Madeixas balayage mel
Madeixas caramelo em cabelos curtos
Balayage suave
Ver esta publicação no Instagram
Imagens: Instagram . . Madeixas balayage: o guia completo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.