Existem crenças sobre cuidados com os cabelos que nem sempre são verdadeiras ou falsas
Em relação às rotinas de beleza, existem muitos estigmas que devem ser quebrados e confusões que devem ser esclarecidas, sendo a principal delas que cada cabelo pode ter necessidades diferentes de outra pessoa, pois fatores além dos externos influenciam.
Os mais comuns, nutrição, hidratação e processos hormonais, esses três não dependem de ninguém além de nós mesmas. Mas existem regras gerais sobre como tratamos isso que podem ser discutidas sem considerar a análise.
Dúvidas esclarecidas
– O sol prejudica a saúde dos cabelos. Uns mais que outros, mas sempre tem um impacto negativo quando apanhado em excesso, assim como fazem os secadores de cabelo. O ideal é usar algum tipo de proteção para evitar a desidratação e, consequentemente, a quebra.
– Água fria dá brilho. Isso mesmo, ao contrário da água quente que pode abrir a cutícula, retirar a oleosidade natural do couro cabeludo e do próprio cabelo, entre muitas outras coisas, a água fria sela os fios, fazendo-os brilhar mais e ter menos porosidade.
– O uso de tintas aumenta a queda de cabelo. O abuso do fio sim, a queda como tal não. O correto é utilizá-las com moderação, acompanhado de uma rotina adequada de hidratação e nutrição.
– Secadores e alisadores danificam o cabelo. O uso excessivo desses produtos pode remover as barreiras protetoras do cabelo, tornando-o mais fraco. Devem ser tomadas medidas com protetores térmicos.
– Arrancar os cabelos grisalhos faz com que apareçam mais cabelos. De maneira nenhuma. São um processo natural do corpo e podem aparecer mais cedo ou mais tarde, devido à idade, genética e alimentação. Se arrancares um, nascerá outro para o substituir.