Se estás à procura de um grande corte, considera este visual nostálgico.
Justamente quando pensávamos que havíamos descoberto quais seriam todas as grandes tendências de penteados deste ano, um visual familiar de algumas décadas atrás está a deitar água na fervura. [Nota do editor: Também pode parecer familiar mais recentemente – partes desta história foram originalmente relatadas em 2021, quando o bixie fez seu primeiro ressurgimento moderno.] Embora honestamente não me lembre de ter sido chamado assim nos anos 90 – e lembro-me de quase todos os grandes cortes que encontrei na minha vida – o bixie está de volta e está pronto para encantar, deslumbrar e potencialmente confundir.
O bixie é chamado assim porque combina elementos de dois estilos de cabelo distintamente reconhecíveis – o bob e o pixie – e cria um novo penteado numa área cinza (mas muito querida). É um bob desgrenhado com uma mistura de camadas para adicionar dimensão e textura. Pensa no influxo de cortes de cabelo curtos em meados e no final dos anos 90 – aqueles que não eram cortados o suficiente para serem chamados pixies, mas que não eram longos o suficiente para serem considerados bobs (na época, acho que apenas os chamávamos de “cabelo curto”?) Tantas estrelas faziam isso: Winona Ryder, Meg Ryan, Gwyneth Paltrow, Cameron Diaz, Halle. Berry, Rachael Leigh Cook, Neve Campbell, Drew Barrymore…
Era um visual inegavelmente adorável que acabou por cair em desuso. A minha teoria é que ele evoluiu de um visual casual para um visual extremamente angular e com um estilo mais pesado, que parecia muito fresco quando Victoria Beckham o fez e um pouco menos quando Kate Gosselin o fez.
Mas uma onda de celebridades (como Florence Pugh, Halsey e Rowan Blanchard) e inúmeros criadores de conteúdo trouxeram de volta aquele estilo original e inferior. Vibração bob-meets-pixie e, com isso, uma inevitabilidade: todas nós teremos bixies em 2024.
O corte de cabelo bixie está a crescer em popularidade hoje porque parece uma versão mais personalizada de penteados mais curtos. Em essência, um bob é um bob – não importa o tipo – e pode ser pesado. O comprimento muito curto de um pixie limita a personalização. Um bixie, no entanto, vive entre os dois, com mais comprimento para trabalhar e um estilo que não parece tão pesado.
É também uma escolha inteligente de estilo para climas quente: são ótimos para o verão, quando queres ter um penteado mais curto e ao mesmo tempo deixar crescer um corte pixie.
Quanto aos tipos de cabelo que podem ser mais adequados para um bixie, é recomendável o bixie para “cabelos de textura fina a média”.
Ninguém se intimida com o visual porque teme que não seja adequado para a textura do cabelo, mas que cachos e espirais mais apertados “que crescem para cima e longe do couro cabeludo” podem ter mais dificuldade em replicar o formato bixie exato do ‘anos 90.
Se estás a pensar em experimentar tu mesma, podes esperar que muitos cabeleireiros saibam o que queres dizer quando dizes “bixie”. Dito isso, é sempre bom mostrar ao teu cabeleireiro uma foto do look que procuras para garantir que é exatamente o que desejas.
Isso, e presta atenção em como o teu cabeleireiro finaliza o teu novo visual. Para modelar o teu bixie, recomenda-se um creme ou cera de fixação forte, e um spray de cabelo de fixação forte. Adicionar um spray texturizante é essencial para cabelos lisos se estiveres a adicionar ondas ou cachos “para realmente mostrar as camadas”.
O bixie clássico
A parte lateral profunda do bixie
O bixie escalado
O bixie com as pontas espontadas
O bixie elegante