O cabelo danificado pelo calor pode ser revertido? Jamien Lim, cientista sénior de pesquisa capilar da Dyson, diz: “Simplesmente respondendo à pergunta, os danos causados pelo calor são irreversíveis. Uma vez que as ligações proteicas são quebradas e as cutículas do cabelo rachadas, o córtex interno fica exposto a todos os tipos de danos, o que o torna mais fraco e menos flexível.”
Devido ao calor, os fios de cabelo começam a partir-se nas pontas, onde o cabelo é mais velho e sofreu mais danos, mas essas pontas podem-se mover para cima na haste do cabelo, partindo-se várias vezes, piorando o dano.
Como o cabelo perdeu a elasticidade, os fios ficam mais suscetíveis à quebra. Quando o cabelo fica muito fraco, as pontas soltam-se, o que acaba levando a cabelos rebeldes. E embora seja irreversível, Lim responde a algumas perguntas importantes sobre os danos causados pelo calor.
O que causa o cabelo danificado pelo calor?
O cabelo danificado pelo calor ocorre quando secas o cabelo, ou usas uma prancha ou modelador de cabelo nas configurações de temperatura mais altas por um longo período enquanto penteias o cabelo. A maioria das ferramentas quentes atinge temperaturas a mais de 400 ° F, o que afeta todos os tipos de cabelo, desde o reto até ao ondulado.
O porquê dos danos causados pelo calor no cabelo serem irreversíveis
Cada fio de cabelo é formado por uma proteína conhecida como queratina, que possui uma curva natural chamada alfa-hélice. Isso está presente tanto em cabelos cacheados quanto em cabelos lisos. As altas temperaturas alteram permanentemente as estruturas das ligações proteicas do cabelo.
Quando a queratina é aquecida a temperaturas superiores a 400°F, a alfa-hélice começa a derreter. Uma vez que a hélice alfa é derretida, a mudança é permanente e o cabelo manterá a forma das ligações de queratina derretidas. Uma vez que o cabelo começa a crescer além do folículo, ele é composto de células mortas. Por causa disso, as células não se conseguem adaptar e, quando são alteradas, é permanente. Não há células ativas que possam ser enviadas para reparar o dano.
O dano causado ao cabelo é cumulativo. As chances de ter cabelos danificados pelo calor após uma secagem ou uma sessão de alisamento são mínimas. No entanto, o uso regular de ferramentas quentes em altas temperaturas prolonga as mudanças nas ligações de proteínas e nos níveis de humidade de cada fio. Se continuares a usar ferramentas quentes, o dano também progride.
8 Sinais de cabelo danificado pelo calor
- Secura e embotamento
As cutículas do teu cabelo são o que o tornam brilhante. Quando as cutículas são danificadas, o cabelo perde o brilho. Após a lavagem do cabelo, o cabelo deve parecer mais brilhante e brilhante do que era. Se estiver opaco, esse é um dos primeiros sinais de cabelo danificado pelo calor. A secura também contribui para cabelos opacos. O cabelo danificado não mantém a humidade adequadamente, deixando as madeixas desidratadas e propensas à quebra.
- Pontas duplas e quebra
O cabelo danificado pelo calor perde a elasticidade porque a aplicação regular de calor afeta a capacidade do cabelo de reter a umidade, muitas vezes resultando em pontas duplas. As pontas duplas enfraquecem a estrutura do cabelo, o que aumenta as chances de quebra do cabelo. Expor o cabelo ao calor frequente também aumenta o risco de quebra, pois perde a elasticidade.
- Cabelos rebeldes
Os cabelos rebeldes costumam ser um sinal de quebra e são fios de cabelo curtos que se levantam depois de quebrar perto da raiz. Os cabelos rebeldes podem ser difíceis de controlar e domar e podem afetar a aparência geral do cabelo, especialmente se estiveres a tentar um estilo elegante e polido.
- Textura áspera ou alterada
Para determinar se a textura mudou, pode-se passar os dedos pelo cabelo. Cabelos cacheados danificados pelo calor podem perder a elasticidade e não se recuperar como acontecia quando o cabelo era saudável. Cabelos lisos e danificados podem passar de macios e sedosos a ásperos e ásperos. Podes até descrever o cabelo danificado pelo calor como se estivesse desgastado ou com pontas cantadas.
- Nós e emaranhados
As cutículas do cabelo são feitas de “telhas”. Quando as cutículas do cabelo ficam danificadas, as telhas começam a sobressair, fazendo com que os fios de cabelo se enredem facilmente com outros fios. Nós e emaranhados dificultam a secagem ou o pentear do cabelo e podem levar a uma maior quebra.
- Cor de cabelo incorreta
O cabelo danificado pelo calor não consegue reter a cor adequadamente. Se o teu cabelo ficar muito poroso, ele pode absorver muito da pintura e deixar a cor mais escura do que desejas. A cor do teu cabelo também pode desbotar mais rápido do que o normal, pois o cabelo danificado tem alta porosidade e libera mais cor durante a lavagem.
8 . Perda de cabelo
A pessoa tem em média aproximadamente 80.000 a 120.000 fios de cabelo na cabeça. Os fios de cabelo crescem de 2 a 6 anos, e é normal que caiam. Durante esses 2 a 6 anos, os fios acumulam danos. Se alguém tem cabelos danificados pelo calor, os fios são mais fracos, portanto, pode-se testemunhar mais perda de cabelo.
Como está estabelecido que a reparação de cabelos danificados não é possível porque as ligações proteicas e as cutículas foram permanentemente alteradas. Conhecer os sinais de cabelo danificado pelo calor vai-te ajudar a determinar se é com isso que estás a lidar e permite que comeces a tomar medidas para deixar o teu cabelo saudável novamente.