O cabelo rapado torna-se uma tendência entre as celebridades…
…e a partir do Tendências Online damos-te as chaves para te atreveres a usá-lo
Desde há uma temporada, mais além do corte pixie ou garçon, além de outros cortes mais ousados como o mullet ou o cabelo lobo, o rapado ganha espaço e, de facto, já existem várias celebridades que vêm aderindo à tendência capilar que não faz mais do que somar adeptas.
Assim, nada como saber o que aqueles que mais sabem, os mais experientes cabeleireiros e estilistas, pensam numa moda como esta que arrasa completamente com o cabelo.
Especialistas reconheceram que quando Iris Law rapou o cabelo para o Festival de Cannes que “é um tipo de penteado que favorece as mulheres que querem marcar presença e serem vistas. Iris Law ficou linda porque rosto para isso e um estilo muito próprio”.
Claro, não são precisos os conselhos de um profissional para saber que não é adequado para todas, pois há cabeças a quem não fica bem o cabelo rapado. Crânios planos ou com occipitais excessivamente salientes, ou testas muito largas, não são bons candidatos para usar esse look.
Portanto, como sempre, é melhor deixarmos essa decisão (final) nas mãos dos nossos estilistas.
Este estilo combina com rostos ovais ou angulares: em geral, com feições simétricas, pois é um corte de cabelo intransigente, em que tudo fica exposto. É importante a mulher sentir-se muito autoconfiante para andar com este corte de cabelo e tom descolorado.
Afinal, este tipo de cortes tão curtos impressionam e o rosto ganha todo o destaque, além de intensificar o visual, por isso temos que ter muita certeza do passo que, para muitas, já fez parte de um processo catártico.
Rapar o cabelo, tratando-o como se tivéssemos apagado o que tínhamos escrito nele, é uma forma muito plástica de expressar que estamos a começar algo novo . Não há nada tão original e puro como uma raiz, uma fibra sem passado, apenas presente e esperança para o futuro. Para algo, diz-se que arranca algo.
Claro que, em termos de manutenção, é preciso ter em conta que não é só passar uma navalha e pronto, já que é preciso variar o comprimento de acordo com a área da cabeça: mais curto no pescoço e nas laterais, degrada-se conforme o formato da cabeça. Desta forma, conseguiremos um corte mais harmonioso e bonito.
Também para o manter perfeito, é preciso retocá-lo com bastante frequência, pois este tipo de corte perde a forma rapidamente, por isso é necessário estarmos atentas para que esteja sempre óptimo.
Por outro lado, no que diz respeito aos cuidados, devemos escolher o shampoo à base do couro cabeludo: sensível, seco, oleoso… É um bom momento para praticar massagens capilares e para usar óleos no couro cabeludo para ajudar a desintoxicar e curar, e ainda para estimular o cabelo a crescer mais forte e saudável.
Mais ainda, se tivermos o couro cabeludo sensível ou com tendência a descamação ou psoríase, este look facilita o cuidado daquela pele alterada. Numa cabeça rapada sempre será mais fácil fazer uma limpeza correta e um tratamento no couro cabeludo. Portanto, podemos aproveitar para cuidar daquelas patologias que possamos ter, embora devamos ter claro que os nossos cabelos também não ficarão mais fortes, é um mito segundo os especialistas.
O que é claro é que, e com o que concordamos fortemente, uma mulher de cabelo rapado continua a surpreender-nos, talvez não estejamos habituados, mas sem uma dúvida sabemos que é um acto de coragem, de se reafirmar.