Pega nas tuas polainas, na tua camisa Benetton e no teu pente provocador e vamos ao shopping! (Ou ao salão. Ou ao salão no shopping?) – sim, leste bem – A franja “Centro Comercial” (em inglês Mall Bangs) está de volta, e se arrasaste na tendência pela primeira vez e estás a questionar-te com o retorno ou simplesmente totalmente pronta para uma viagem no tempo pela tua franja, aqui está o que deves saber sobre o regresso desta tendência divisiva.
Mas, o que são franjas “Centro Comercial” (Mall Bangs)?
Para pessoas de certa idade, a frase “mall bangs” (constantemente ouvida nos nossos filmes e séries favoritas), é uma explosão de saudade da juventude ou uma visão aterrorizante de franja frita crocante.
Em meados dos anos 80 até ao início dos anos 90, as franjas “Centro Comercial” ancoravam o céu, provocavam esculturas de cabelo imponentes presas com camada após camada de gel. Elas receberam esse nome porque eram populares entre as jovens que passavam muito tempo no shopping. (Antes do advento das compras on-line matar o shopping, os anos 80 e o início dos anos 90, foram os dias de glória dos shoppings centers (agora quase todos fechados). Quando pensas em cabelo dos anos 80, provavelmente pensas nalgum tipo de franja de shopping: uma franja leve , estrondo fino usado diretamente na testa ou pulverizada em seções.

A versão de 2023 não é uma réplica pura deste tipo de franjas frequentemente ridicularizado em si, mas pode ser uma filha ou sobrinha do esteio dos anos 80. É um pouco mais macia e menos envernizada do que a sua predecessora, com mais espaço para modificar. Kim Kardashian usava um visual de franja de shopping com franja emo que teria ficado em casa no Hot Topic, enquanto Dua Lipa arrasou com um set mais fino em Cannes. A franja de cortina do músico Jesse Jo Stark certamente poderia ficar centrada no shopping com uma grande borrifada de Aqua Net (gel líquido). E então, é claro, há o updo inspirado em Pamela Anderson, que teve um grande ressurgimento no ano passado; Anderson costumava balançar um subtil golpe de shopping com o seu estilo desgrenhado característico.

Como obter esta aparência?
A beleza da franja é que ela realmente pode ser optimizada para o teu tipo de cabelo, textura e preferências de estilo, e a franja atualizada não é diferente. No final de contas, as franjas shopping não são perfeitas, apenas adicionam algum interesse, dizem os melhores especialistas. “Elas podem ser muito personalizáveis. A beleza da franja geralmente tem muito a ver com a linha do cabelo, o tamanho da testa e a espessura que desejas”.
Ver esta publicação no Instagram
Para este estilo, é importante realmente aprimorar o que queres, em vez de te sentares na cadeira do salão e pedires uma franja de shopping, o que provavelmente fará com que as sobrancelhas do teu estilista atinjam o teto. Isto porque ainda segundo os profissionais “dependendo do que pesquisares no Google, verás uma ampla gama de estilos diferentes; vamos ser sinceros, nos anos 80 todos tínhamos algum tipo de estilo sobre o aspecto “customizável” das franjas de shopping.
É tudo sobre adicionar um pequeno detalhe ao redor do rosto que pode emoldurar um estilo. Pensa naquela textura fina que se presta bem a enrolar, provocar e prender; se quiseres afastá-los do rosto, pede uma franja cortina mais longa com textura emplumada. Se já tens franja reta, pede ao teu cabeleireiro para remover um pouco do peso para aquele alegre fascínio retro.
Ver esta publicação no Instagram
Tal como acontece com todas as coisas relacionadas com franjas, o estilo concentrado é a chave. Se quiseres que fiquem bem coladas ao rosto, molda quando estiverem húmidas e deixa secar naturalmente. Adiciona um gancho sem dobras se tiveres algum padrão de crescimento forte na linha do cabelo. Se tens a testa mais curta, os profissionais recomendam optar por franjas mais compridas.

Para obter aquela textura encaracolada e fragmentada como Pamela Anderson, pega num pequeno modelador de caracóis – não uma prancha – e enrola a tua franja para baixo, depois borrifa-a com uma boa quantidade de spray para o cabelo. (Em vez do adorado Aqua Net, tenta usar uma fórmula mais leve para um pouco mais de movimento). Quando a tua franja estiver segura, calça as tuas sapatilhas e vive a tua melhor vida de adolescente dos anos 80 no shopping (ou online).
E tu? Que achaste doa anos 80? Queremos ouvir-te!
Imagens: divulgação . . Os anos 80 chamam… Um original tipo de franja
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.