Todos os dias, podemos perder até 100 cabelos. No outono, mesmo, esse número pode crescer. Mas não há necessidade de alarme, pois é um processo normal que faz parte do ciclo natural do cabelo. De facto, e já o dissemos, poderíamos dizer que não cai, mas sim renova-se, pois enquanto alguns desaparecem, outros começam a nascer. Na verdade, este ciclo de vida do cabelo tem três fases que se sucedem:
- Fase de crescimento ou anágena. Nessa primeira fase, que pode durar até sete anos, o cabelo cresce aproximadamente um centímetro por mês. Em condições normais, cerca de 90% do nosso cabelo está nesta fase.
- Fase de transição ou catágena. Dura entre duas e três semanas e, nesta fase, o cabelo para de crescer.
- Fase de repouso ou telógena. Por fim, na última fase, que costuma durar entre três a quatro meses, coincidindo com o outono, o cabelo cai.
Mas há uma série de outros factores que também causam queda de cabelo. A genética, por exemplo, é muitas vezes responsável pela alopecia androgenética. Fatores ambientais, como o final do verão, época em que fica muito exposto aos raios solares, à humidade, ao cloro das piscinas, ao salitre do mar…; Podem fazer com que o nosso cabelo desidrate e fique mais quebradiço. Agora, no outono, o frio chega e a luz natural diminui e esse choque de elementos também pode contribuir para acelerar a renovação capilar. Stress, má alimentação, gravidez, pós-parto, menopausa, certas doenças, cirurgias ou tratamentos médicos são outras causas que podem agravar a queda.
Mitos sobre a queda de cabelo
São muitos os mitos que existem em torno do cabelo, estendidos de geração em geração, e que na grande maioria das vezes não são verdade. Estes são alguns dos mitos e dúvidas mais comuns sobre o cabelo que ajudamos a desfazer das crenças populares, nem sempre verdadeiras, que temos repetido até à exaustão .
- Lavar o cabelo todos os dias favorece a calvície
Falso. Sempre fomos levados a acreditar que lavar o cabelo todos os dias o pode enfraquecer, fazendo com que caia. A realidade é muito diferente. Manter a sujidade no cabelo durante dias é prejudicial à saúde. A limpeza é um ponto fundamental para manter uma boa saúde capilar. O importante é secá-lo sempre com secador a uma distância de um centímetro do couro cabeludo e na primeira posição de calor ou frio.
- Cabelos grisalhos não caem
Falso. Os cabelos grisalhos não são apenas diferentes do resto do cabelo por causa de sua cor, mas também têm uma textura diferente, pois são mais grossos e ásperos, visto serem cabelos menos elásticos. Os primeiros cabelos grisalhos geralmente começam a aparecer depois dos 30 anos, mas às vezes podem começar a aparecer em idades mais jovens, embora existam várias causas, como o stress, doenças autoimunes… que podem fazer com que o seu aparecimento seja mais precoce. O ciclo de crescimento dos cabelos grisalhos é o mesmo do resto do cabelo. O cabelo começa a cair quando a alopecia aparece, então há o mesmo risco de cair.
- Rapar o cabelo deixa-o mais forte
Falso. Este é um dos mitos mais comuns e difundidos na sociedade. Inclusive muitos pais rapam o cabelo dos seus bebés com a ideia de que assim o cabelo crescerá mais forte e mais abundante. Nada poderia estar mais longe da verdade. O que realmente acontece é que o diâmetro do cabelo quanto mais próximo do couro cabeludo, mais grosso ele fica, assim como o seu diâmetro é reduzido nas pontas. Por isso, ao rapar o cabelo, produz-se um efeito de ilusão óptica que dá a sensação de maior densidade.
- Usar shampoos anticaspa previne o aparecimento da caspa
Falso. Como os médicos confirmam, “os shampoos anticaspa não devem ser usados preventivamente. É um erro grave. Só usaremos este tipo de tratamento quando realmente aparecer algum problema de peeling, tendo sempre em mente que será aplicado por um determinado período de tempo”.
- Cortar o cabelo muitas vezes faz com que ele cresça mais
Falso. O cabelo cresce na raiz do couro cabeludo, pelo que aparar as pontas não tem impacto no crescimento do cabelo na raiz. A quantidade de vezes que cortas o cabelo não afecta diretamente se cresce mais ou menos. A textura e comprimento do cabelo são características que são determinadas pelos genes, e um corte de cabelo não altera o nosso código genético.
- O uso de secadores danifica o cabelo
Falso. Sempre ouvimos que é preferível evitar o uso de aparelhos para secar o cabelo porque o danificam, afirmando que deixar o cabelo secar ao ar é a melhor opção. Deixar o cabelo secar ao ar é pior, pois o cabelo perde a sua força e resiliência, tornando-o mais propenso a quebras ou pontas duplas. O cabelo deve ser seco com secador a 20 cm de distância numa temperatura fria ou baixa até que o couro cabeludo esteja completamente seco.
Imagens: Pixabay . . Queda de cabelo: causas, mitos e soluções
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.