Sabes qual é o efeito do stress no cabelo?
Acredita: os cabelos também sofrem com a correria do dia-a-dia.
O stress causa danos não só à tua saúde. Os teus cabelos também sofrem com esse problema da vida moderna.
Problema do mundo moderno: o stress. Certamente já deves ter ouvido isso. Mas o que nem todos sabem, é que se ele for uma constante na nossa vida, causa disfunções no organismo e literalmente a tensão sobe à cabeça, atacando os cabelos.
Como tudo no nosso corpo, o cabelo é uma estrutura viva. A pele do couro cabeludo tem características que a tornam muito sensível. Ela é irrigada por capilares sanguíneos, rica em glândulas sebáceas e terminações nervosas, e habitada por uma flora microbiana específica que garante o equilíbrio cutâneo. A parte visível do cabelo é formada pela queratina, que sai da epiderme, onde é fabricada a partir de uma raiz. As nossas condições físicas e psicológicas também influenciam no nascimento e na vitalidade do cabelo.
Sensações de calor, picadas e irritabilidade são alterações, na maioria dos casos, que os períodos de stress constante causam no couro cabeludo. A tensão no sistema nervoso afecta a produção sebácea e desencadeia momentos de maior oleosidade ou, pelo contrário, de secura e descamação. O aparecimento da caspa também está associado a esse mal.
A tensão nervosa provoca, ainda, o estiramento dos músculos e a contracção dos capilares sanguíneos que alimentam o bolbo capilar. O resultado de tudo isso são cabelos opacos e fracos, e consequentemente a inevitável queda.
Prevenir é a melhor solução contra os males que atacam seu cabelo. Dá uma atenção especial aos teus cabelos, não só na hora de o lavar. E lembra-te, ter um cabelo bem cuidado, brilhante e saudável é possível.