Muitas vezes os produtos de beleza em vez de nos ajudar, podem-nos prejudicar. Podemos observar isso quando usamos shampoos que não são bons para os nossos cabelos. Alguns deles não limpam o couro cabeludo, causando danos como ressecamento, caspa e espinhas.
Às vezes notamos como o nosso cabelo fica seco, sem brilho e até muito poroso, e apesar de adicionarmos novos produtos à nossa rotina de cuidados para combater esse mau aspecto, a solução pode estar em trocar um dos que já usamos, como o shampoo. A limpeza dos cabelos é essencial para melhorar a aparência e a saúde dos cabelos, se essa etapa não for feita corretamente, pode causar os danos que mencionamos no início. Possivelmente, o teu shampoo não está a cumprir o seu objetivo, portanto, vamos-te dizer quais são os sinais que indicam que o deves trocar.
O cuidado com o cabelo começa com a limpeza, remover a sujidade, graxa e bactérias é muito importante. Mas antes, é fundamental identificar o que o teu cabelo precisa e para as diversas necessidades, existem diferentes shampoos, como para cabelos secos, oleosos, secos e estragados.

Os melhores shampoos limpam, protegem e hidratam, alguns prometem trazer benefícios ao cabelo com uma lista desconhecida de ingredientes, que acabam por deixar o cabelo sujo e promovendo a desidratação. Vamos-te dizer alguns factores que podem determinar se o shampoo não é bom para o teu cabelo.
5 sinais de que seu shampoo não está a cumprir o seu objectivo
1 – Brotos de granitos
Se notares que as espinhas estão a nascer perto das raízes do cabelo ou no couro cabeludo, é mais provável que seja devido ao shampoo, e podem até aparecer nas costas. Muda o shampoo que usas para lavar o cabelo e vê se elas param de aparecer com o passar dos dias. Se isso não acontecer, consulta um dermatologista.
2 – Percebes que o teu cabelo está muito seco ou muito oleoso
Quando um shampoo não limpa bem o cabelo, pode aumentar os defeitos que ele já tem, ou seja, se o cabelo for oleoso, pode fazer com que ele fique mais oleoso, por não retirar a oleosidade do couro cabeludo corretamente. E se o teu cabelo estiver seco, não usar um shampoo que proporcione hidratação e limpeza eficaz pode deixá-lo ainda mais seco. Lembra-te que uma boa limpeza capilar deve durar pelo menos 12 horas.
3 – Caspa
Usar um shampoo inadequado pode causar irritação no cabelo, o que leva à comichão e descamação do couro cabeludo. A partir daí, notamos os primeiros sinais de partículas brancas conhecidas como caspa.
4 – Frizz fora de controle
Um dos principais sinais de que o teu shampoo não está a funcionar de forma eficaz é o frizz, ou seja, o frizz e o inchaço do cabelo que cria uma textura irregular. Usar os produtos errados pode fazer com que o teu cabelo pareça fraco e sem brilho, caso contrário, shampoos que tratam o frizz vão ajudar a hidratá-lo e evitar que fique assim.
5 – Parece duro
Se tiveres dificuldade para pentear o cabelo e ele estiver duro, pode estar causando danos ao usar um produto que causa secura. Procura um shampoo que promova a suavidade do teu cabelo, notarás como a sua textura melhora.
Como escolher o shampoo certo para ti?
- Identifica o teu tipo de cabelo, se estiver oleoso, seco ou danificado por procedimentos químicos como descoloração, deves encontrar um shampoo adequado para o tratar.
- Certifica-te de que o shampoo possui nutrientes que hidratem e melhorem a aparência do teu cabelo.
- Se sofres de caspa, usa os shampoos adequados para a combater.
- Se o teu cabelo for crespo, opta por um shampoo que tenha colágeno, proteínas ou queratina que favorece a hidratação da cutícula capilar.
Se notares algum destes sinais no teu cabelo, troca imediatamente o shampoo, tendo em conta as necessidades que o teu cabelo possa ter.