Sabes que escurecer o cabelo, mesmo que levemente, protege-o do sol e ajuda a manter o tom por mais tempo? Descobre alguns dos benefícios de ir contra a corrente, e preferir castanhos em qualquer época do ano.
Se pintas o teu cabelo por opção, moda ou para cobrir cabelos grisalhos, com certeza já ouviste dizer que ele sofre em cada processo de coloração; seca, a fibra afina, o cabelo perde força, etc. E embora esses sinais não sejam totalmente falsos, a história é muito diferente quando o pintamos sem o expor à descoloração. Por esta razão, tentamos selecionar um belo tom castanho para qialquer temporada.
1 – Proteção solar
A cor desempenha um papel muito importante na proteção solar. Não é por acaso que raças de áreas mais expostas à luz e ao calor têm pelos e pele mais escuros. De facto, está demonstrado que, ao usar cabelos mais escuros, este resiste mais ao impacto dos raios UV, além de proteger o couro cabeludo. Outro facto interessante é que os cabelos escuros são quatro vezes mais resistentes do que os cabelos claros. Isto porque o sol seca o cabelo e danifica as proteínas de colágeno e queratina que o constituem, afetando a sua saúde. Então, se quiseres refrescar o teu visual neste momento, ao escolheres os castanhos estarás a mitigar os danos que receberá.

2 – Esconde o dano
Se o teu cabelo parece danificado, com pontas duplas e cor desigual, são sinais de descuido que todos vão notar. Se já tentaste mil tratamentos para consertar e não conseguiste resultados, troque o chip e fica morena. Ao pintar o cabelo com um tom mais escuro, a fibra capilar é preenchida com um tom uniforme e automaticamente aparece mais espessa, mais densa e mais brilhante. É muito importante conseguir que a cor escolhida seja permanente, sem amoníaco e sem sulfato. Experimenta, verás diferenças na textura e no efeito visual.
3 – Cor à prova de falhas
Quem já pintou o cabelo com tons claros, sabe a tortura que pode ser chegar à cor desejada, que seja uniforme, que dure, e que a raiz não ceda depois de 10 dias. Com os castanhos, isso não acontece! Isto porque quanto mais o tom aplicado se assemelhar ao tom da raiz, menos terá que ser retocado e a frequência de idas ao cabeleireiro será reduzida, pois os tons escuros desbotam e oxidam menos. Desta maneira, reduzirás os danos que o processo químico pode causar e ajudarás o teu cabelo a recuperar a sua saúde natural.
4 – Aproveita o teu rosto
Dizem que as loiras são chamativas, mas as morenas são sedutoras. Por quê? Tons castanhos ou intensos emolduram o rosto, deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes e projetam um determinado caráter de uma pessoa que sabe o que quer.
E pronto! Se depois de leres estas dicas já te decidiste pela coloração castanha, a recomendação dos especialistas é escolher fórmulas sem produtos químicos abrasivos, com ingredientes vegetais, livres de metais e amoníaco, para garantir que o teu cabelo não só pareça saudável, mas que o seja.
Imagens: divulgação . . Truques e dicas: os benefícios de escurecer o cabelo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.