A prancha para cabelo é um acessório que é usado se tens cabelos crespos, para alisar ou para ondular, se o tiveres liso, moldar, fazer ondas ou cachos, mas qualquer fonte de calor directa no cabelo, apesar do uso de produtos para os proteger, pode prejudicar a cabelo quando o seu uso é excessivo.
Tem em atenção ao escolheres uma prancha: é preciso ter em conta a textura dos teus cabelos e o grau de dano dos mesmos.
Para evitar que se queime ou maltrate, deves dividir o cabelo (limpo e seco) em seçcões finas para que seja mais cómodo e fácil de moldar, com a ajuda de um pente e ganchos. É preciso que o faças com cuidado e subtileza para alcançar bons resultados.

Deves-te lembrar de não abusar da temperatura se o cabelo é fino e requer uma temperatura menor, sendo que se é grosso podemos aumentá-la, e se é normal uma temperatura média, e nunca parar em cada mecha durante muito tempo.
As temperaturas variam de cabelo para cabelo. Assim, é aconselhável:
– Cabelo fino: 150ºC
– Cabelo finos e sensibilizados: 130ºC
– Cabelo forte: 180ºC
– Cabelo muito forte: 200ºC
– Temperatura ideal para atingir o liso perfeito: 210º
– Indicada APENAS para procedimentos profissionais, como escovas progressivas, e alisamentos convencionais: 230ºC
Caracóis com prancha:
Segura uma mecha entre 3/4 cm e aproxima a prancha da raiz do cabelo, com cuidado para não tocar na pele para não a queimar. Vira a prancha e desliza-a lentamente em direcção ás pontas, moldando então o cabelo.
Ondulação com prancha:
Segura o cabelo e começa a partir do meio ou mais perto das pontas, gira ligeiramente a prancha até ás pontas com mais suavidade, moldando ligeiramente. Podemos virar até dentro para introduzir a ponta ou girar a prancha para fora.
Alisar o cabelo com prancha:
Segurar uma mecha desde a raiz sem queimar e sem virar a prancha, ir deslizando a prancha pela mecha em linha recta, primeiro trabalhar a zona da raiz, com 3 – 4 passagens e então descer para a zona das pontas.
Precauções e recomendações:
Lava os cabelos e seca-os com cuidado para evitar que restos de shampoo e condicionador se acumulem nos cabelos.
Tira toda a humidade dos cabelos apenas com a ajuda de uma toalha, o cuidado deve ser o mesmo se a tua prancha for apropriada para os cabelos molhados, nada de usá-la com o cabelo com água.
Antes de usar a prancha aplica sob os fios um protector térmico para evitar os danos do calor em contacto com os cabelos.
Alguns especialistas recomendam que o uso da prancha não ultrapasse os 180 graus. Por isso, tem atenção à temperatura da mesma.
Recomenda-se aplicar um reparador no comprimento do cabelo, principalmente depois de usares a prancha. Aplica um reparador de pontas à base de silicone.
Não toques em zonas quentes da prancha com as mãos ou deixes a mesma numa área que se possa queimar. Mantê-la longe das crianças.
Não é recomendável utilizar a prancha de cabelo diariamente, aconselhamos métodos tradicionais para transformar a textura do cabelo, tais como: rolos, torniquetes, babylisses, ou outros.
Procura um produto que mantenha a temperatura constante, pois é teu aliado e tem três vantagens importantes:
– As cutículas do cabelo são suavizadas e fechadas, criando um brilho cintilante evitando a quebra dos fios.
– Podes pentear o cabelo mais rapidamente.
– Resultados mais duradouros.
Imagens: divulgação . . Como usar a prancha para o cabelo
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.
Olá Mariana! Obrigado pelo teu comentário.
Que artigo incrível🤩, agora aprendi como posso usar a minha prancha corretamente!