Cabelos: a primeira impressão

Cabelos: a primeira impressão

Distintas investigações demonstraram que as pessoas que recém se conhecem começaram por forjar uma imagem da nossa personalidade e do nosso carácter a partir dos primeiros segundos. Se a primeira impressão que damos depende de variados factores, como a roupa e a maquilhagem, o penteado parece ser um dos mais decisivos.

No entanto, na vida real as personalidades complexas, não podem nem devem resumir-se nem identificar-se exclusivamente por um punhado de fios de cabelo. Por isso mesmo, é importante considerar a variedade de aspectos da aparência individual, incluindo tanto o penteado como a roupa e a maquilhagem, na medida que tudo forme um conjunto que reflicta a sua personalidade.

Gwyneth Paltrow

Este factor pode ser particularmente importante nas situações nas quais uma boa impressão é fundamental, como por exemplo numa entrevista de emprego, ou ainda um encontro romântico.

Então o que é que demonstram o seu penteado e a sua selecção de roupas a respeito da sua personalidade? Que tipo de imagem tenta transparecer? Pois bem, é essencial ter em conta estes factores ao escolher um penteado, como indica um estudo levado a cabo pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América.

Os investigadores descobriram que as mulheres usam um penteado mais sensual ou elegante são “rotuladas” como menos inteligentes, enquanto as que usam cabelo curto inspiram mais confiança e parecem mais extrovertidas. No entanto, estes estereótipos estão influenciados por diversos factores, incluindo o comprimento e a cor do cabelo. As mulheres de cabelo comprido e loiras como Gwyneth Paltrow ou Kate Winslet foram escolhidas pelas demais como sendo as mais ricas e mais sensuais do que as mulheres que tinham o cabelo mais escuro ou curto, como por exemplo Sandra Bullock ou Jennifer Garner, escolhidas como as mais elegantes e divertidas.

Estas descrições de personalidades e caracteres demonstram até que ponto um penteado pode influenciar na impressão que uma mulher causa perante os demais.

Para evitar os estereótipos baseados exclusivamente no penteado, é importante ter em conta outros factores que contribuem para melhorar a sua imagem. Escolher a roupa e os acessórios que desviem as reacções negativas e deixem que a sua personalidade se expresse, são o melhor subterfúgio para criar uma imagem fiel da personalidade.

Analise as seguintes personalidades, que estão baseadas no penteado, roupa e aparência física. Em que característica se insere o seu “look” actual? Está a projectar a imagem que quer dar? Se assim não for, tente incorporar outros elementos no seu look para destacar os traços da personalidade que quer demonstrar.

Estilos ingénuos e românticos

As mulheres que se descrevem como ingénuas parecem sempre mais jovens e frescas. Muitas vezes, têm uma estrutura óssea delicada, com traços finos e olhos grandes.

Cabelos: Estilos ingénuos e românticos
Cabelos: Estilos ingénuos e românticos

Se o seu problemas e enquadra nesta categoria, fica-lhe bem a usar cabelos compridos aos quais pode dar uma aparência suave e feminina. No entanto, por causa desta aparência por vezes delicada, é importante evitar o cabelo e estilo de roupa muito”agitado”. Tais decisões podem tornar a sua aparência parece quase infantil, e consequentemente levarem as pessoas a pensar que é imatura ou irresponsável.

Mas não tente compensar com roupas muito apelativas uma vez que poderiam comprometer a sua pequena silhueta.

Para parecer mais madura, tem que desenvolver uma forma mais romântica. O visual romântico pode ser muito sexy extremamente feminino. Escolha acessórios pequenos e femininos para que possam destacar os seus traços delicados. Escolha tecidos leves e macios, como seda ou caxemira.

São essas eleições que a vão ajudar a ter um estilo clássico e sofisticado, mas que destacam a sua maturidade e sua inteligência.

Mesmo que não se reconheça dentro de nenhuma das seguintes categorias, escolha uma que corresponda o mais possível ao seu aspecto geral. Pense que todos estes factores a poderão ajudar a adaptar o seu aspecto à sua personalidade e, por sua vez, lhe permitirão dar a impressão que quer oferecer.

Os estilos clássicos 

As mulheres com este aspecto são muitas vezes do estilo clássico e apreciam uma elegância muito discreta que favorece a sua imagem mediana.

Para as que se enquadram nesta categoria, um corte de cabelo bem arranjado e muito bem estudado, completa o seu estilo.

Que demonstra a sua aparência a respeito da sua personalidade?
Que demonstra a sua aparência a respeito da sua personalidade?

Escolha acessórios simples mas graciosos, como colares de pérolas ou fios em ouro. Ao escolher a sua roupa evite as últimas tendências da moda, preferindo itens intemporais e de boa qualidade. Esta eleição fará com que as pessoas apreciem o seu estilo clássico e inteligente, sem a verem tão dura ou pesada.  

O estilo natural ou desportivo   As mulheres que se enquadram nesta categoria são muitas vezes vistas como “desportivas” e “naturais”, normalmente com figura magra e atlética.

Se o seu caso se reflecte nesta descrição, ficam sempre bem os estilos descontraídos e relaxados, como os cabelos por cima dos ombros ou ainda apanhados atrás, como um vulgar “rabo-de-cavalo”.

Que demonstra a sua aparência a respeito da sua personalidade?

Escolha acessórios pequenos e refinados, para não ficar com uma aparência desleixada ou demasiado casual.

Roupas simples, mas com um bom corte, é o ideal para a sua aparência. Um estilo desportivo com muito bom gosto vai-lhe ficar muito bem. Estas escolhas vão destacar a vida, mas sempre mantendo um aspecto fresco, elegante e feminino.

 O estilo dramático

 As mulheres que são entendidas como dramáticas costumam ser altas e fortes, com os olhos muito rasgados e marcados.

Se este for o seu caso, pode ter diferentes tipos despenteados, mesmo os mais audazes.

Que demonstra a sua aparência a respeito da sua personalidade?

Os acessórios devem ser brilhantes e apelativos, para não ficarem escondidos ou dissimulados com a sua aparência dramática.

Ao escolher a roupa, procure peças únicas e muito elegantes, de preferência que estejam muito “in vogue”, uma vez que os estilos mais simples poderão parecer informais.

Com estas escolhas inspirará confiança e demonstrará grande estabilidade.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.