Calças “skinny jeans”: um perigo para a saúde

Calças “skinny jeans”: um perigo para a saúde

Calças “skinny jeans”: um perigo para a saúde

Os conhecidos “skinny jeans” (calças jeans muito justas) são uma peça de roupa assídua nas lojas de vestuário e, consequentemente, nos armários das mulheres. O seu sucesso, no entanto, esconde possíveis riscos para a saúde.

Pelo menos assim o reflecte um estudo publicado no “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry”, segundo o qual que este modelo de calças pode danificar seriamente os músculos e nervos das pernas.

Estão na moda, modelam o corpo e são um perigo para a mulher
Estão na moda, modelam o corpo e são um perigo para a mulher

A análise surge do caso de uma mulher australiana de 35 anos, que, depois de passar várias horas de cócoras usando este tipo de jeans, se deparou com dificuldades em andar assim como os pés entorpecidos (dormentes). Chegada ao Royal Adelaide Hospital, os médicos descobriram que apresentava vários edemas nas pernas e um bloqueio nos nervos do perónio, algo que classificaram como “síndrome compartimental”, uma condição dolorosa e potencialmente grave, causada por hemorragia ou inchaço.

Sem comentários
Sem comentários

“O uso de “skinny jeans” provavelmente potenciou as neuropatias da tíbia ao causar uma síndrome em que as pernas incharam”, dizem os autores do relatório intitulado “vítima da moda”.

A paciente foi tratada com soro intravenoso e ao fim de quatro dias conseguiu andar novamente sem ajuda.

Este não é, de resto, o primeiro caso registado. Outros médicos relataram sintomas de formigueiro e pernas dormentes associadas ao uso destas calças, embora a probabilidade de perder por completo a mobilidade seja relativamente baixa a nível global.

De resto, há alguns anos atrás, as palavras “slim” e “skinny” não faziam parte do vocabulário da mulher. O modelo de calça jeans que predominava era o recto, que não acompanha os contornos da perna. Portanto, o tecido estaria meio folgado à altura de canela e do tornozelo.

Artigo originalmente publicado em 29 de Junho de 2015
Imagens: divulgação Calças “skinny jeans”: um perigo para a saúde . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados