Campanha da Comissão Europeia atrai jovens para os setores ITV

Campanha da Comissão Europeia atrai jovens para os setores ITV

Campanha da Comissão Europeia atrai jovens para os setores ITV

Campanha da Comissão Europeia “Open Your Mind” adapta-se e promove webinars para atrair jovens para os setores têxtil e de vestuário, couro e calçado
  • Apesar do contexto de pandemia, campanha reajustou-se continua a apresentar oportunidades de carreira aos jovens
  • Primeiros webinars realizaram-se com agrupamentos de escolas de Oliveira de Azemeis e representantes de empresas e centros de formação

A campanha “Open Your Mind” promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), iniciou uma nova fase, com a realização de um conjunto de webinars, destinado a alunos do 9º ao 12º ano, em idade de decisão das suas carreiras. A conversão para o modelo online permitiu a presença de várias empresas, centros de formação e profissionais do setor, que o formato físico dificilmente permitiria reunir. Foi também possível chegar a mais participantes, sem a limitação de espaço, tendo-se registado a participação de 200 alunos online.

O projeto “Open Your Mind” visa atrair jovens com menos de 30 anos para setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado. Face ao atual contexto, a campanha mudou-se para o ambiente digital, através de ações que juntaram centenas de alunos.

O primeiro webinar teve como oradores Gonçalo Santos da APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; José Manuel Castro da MODATEX, Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios; e Paula Gil do CFPIC, Academia Design e Calçado. O segundo webinar teve como intervenientes Ana Sousa, da Vandoma, empresa exportadora de gravatas; Hélder Maias, do Grupo Procalçado, detentora das marcas For Ever/Wock e Lemon Jelly, e Hugo Costa, designer de moda. Ambos os eventos foram conduzidos por Paulo Gonçalves, Diretor de Comunicação da APICCAPS e, a par do Professor Martinho Oliveira, um dos embaixadores da campanha em Portugal.

A campanha “Open Your Mind” está inserida no “Projeto de cooperação setorial em skills: carreiras nos setores têxtil / vestuário / couro / calçado” (Blueprint for setoral cooperation on skills: showcasing careers in the textile/clothing/leather/footwear setors), e tem como principal objetivo desconstruir preconceitos associados a profissões com grande tradição na Europa e, em simultâneo, incentivar os jovens a percecionar de forma promissora as oportunidades de trabalho em setores com grande peso na economia portuguesa. A captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação, as tecnologias digitais e a sustentabilidade são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.

Estão ainda planeadas ações junto dos Institutos Politécnicos de Lisboa e Leiria, bem como divulgações junto de escolas secundárias. Para além de Portugal, a campanha está a ser implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.

Porquê trabalhar nestas áreas?

As áreas da ITV, calçado e pele são estratégicas na Europa, representando um volume de negócio anual de 200 mil milhões de euros e empregando 2,2 milhões de pessoas (66% são mulheres) em 225 mil empresas.

Em países como Portugal, Itália, Espanha, Roménia, Alemanha e Polónia, têm um peso significativo nas exportações.

Para os mais jovens, uma carreira nesta área é atrativa não só pela criatividade envolvida, mas também pela possibilidade de, através da criação de soluções inovadoras, contribuir para um planeta mais limpo.

As tecnologias digitais e o próprio desenvolvimento tecnológico em termos de I&D, produção, divulgação e comercialização dos artigos de vestuário, têxtil, couro e calçado criaram novos perfis de profissionais, muitos com elevado grau de especialização, tornando-as apelativas, por exemplo, para licenciados.

Por outro lado, a globalização criou oportunidades de estudar fora do país de origem, nomeadamente através do programa Erasmus, ou de desenvolver uma carreira em vários pontos do globo.

Estes são alguns dos pontos a abordar durante estas ações que vão decorrer em seis países europeus.

Imagens: ITV Campanha da Comissão Europeia atrai jovens para os setores ITV . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.