Como nasce a moda, é criada e por que a seguimos

OPINIÃO – Nunca se interrogaram como se formam as tendências? Quem decide o que se usa, o que está “in” e o que não está? Em suma, o que é uma tendência?

Uma tendência, no mundo da moda, é o mais recente, o inovador. São costumes e inclinações que as pessoas começam a adoptar e marcam um tempo ou lugar específico. O interessante é que os consumidores são aqueles que decidem o que é tendência e o que não é.

Os designers consultam, criam e apresentam as suas criações, mas são as pessoas como vocês e eu, amantes da moda, que têm a última palavra. Com a compra e uso de certos itens, é iniciada uma roda que parará anos depois, quando outra a substituir.

Actualmente, as tendências mudam e evoluem muito mais rapidamente do que há alguns anos. A moda actual, como já viram, é efémera, então temos sempre que estar atentos ao que vai ser usado. Estamos num mundo globalizado e “hipercomunicado”, e isso também se reflecte na moda.

Mas, como é que a proposta que vai gerar uma nova tendência na moda nasce? Vamos ver isso passo a passo:

– O primeiro passo, os designers. Eles não só se inspiram nos looks que vêem na rua, também encontram ideias num filme, um livro, um personagem, por vezes em viagens para destinos exóticos embebido em cores, texturas e formas que ajudam a desencadear novas emoções e pensamentos.

Outras fontes de inspiração são famosos, como Selena Gomez, Gigi Hadid, Katy Perry e Kristen Stewart, quem com a sua personalidade criam novos estilos.

– Inspiração no passado. Um dos lugares que a maioria dos designers cria quando se trata de gerar novas ideias é o passado.

Como tudo já foi feito, é só uma questão de o redefinir. Bridgitte Bardot, Katherine Hepburn, Grace Kelly e Rita Hayworth foram superstars que criaram estilos e ainda são uma referência. A magia deixada pelo passado ajuda os designers a apresentar nas suas colecções modas anteriores que eram inovadoras na época e que hoje parecem frescas e jovens.

Um exemplo é o retorno à moda dos anos 80: as ombreiras, cores néon, acessórios grandes e chamativos, leggings e brilho, que estamos a ver nas últimas temporadas.

Criar a moda Como nasce a moda, é criada e por que a seguimos

– Os que fazem a moda. Outro aspecto muito interessante que coopera para gerar tendências é o ambiente do mundo da moda. Designers, editores de revistas, estilistas, directores de arte, fotógrafos, celebridades, bloggers de moda, etc. Muitas vezes juntam-se em festas, desfiles de moda, tapetes vermelhos, jantares, apresentações, e assim Carolina Herrera pode comentar com outra colega “para o próximo ano vejo as transparências”. Desta forma, muitas vezes acontece que “coincidentemente” designers diferentes apresentam colecções em fúcsia para a mesma temporada sem os terem copiado. Como nasce a moda, é criada e por que a seguimos .

– O posicionamento Mas a moda também é um negócio, os criadores de tendências, para se certificarem que estão no caminho certo e não perderem dinheiro ou prestígio de empresas envolvidas na pesquisa, previsão e análise das tendências da moda. Essas empresas costumam contar com especialistas que realizam estudos exaustivos sobre o ciclo de vida das roupas e, com a sua aprovação, as colecções começam a rodar.

O estilo pessoal antes de tudo Como nasce a moda, é criada e por que a seguimos

Na hora da verdade, quem anda na moda são as pessoas. Nem todas seguem as tendências, embora muitas sejam escravas delas. Cada mulher decide usar a minissaia guardada no guarda-roupa há alguns anos ou usar um vestido apertado em animal print.

O importante é sempre ter em mente que o estilo de uma pessoa deve ser uma expressão individual. O reflexo de uma identidade e um modo de ser.

Mais do que pertencer a uma tendência, o estilo é uma atitude.

Paulo Costa

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.