Controla o vício pelas compras

Controla o vício pelas compras

Controla o vício pelas compras

Muitas pessoas gostam de comprar, mudar de tempos em tempos o seu guarda-roupa, andar na moda ou mesmo adquirir algum acessório ou móvel que pode dar ao lar um toque diferente. Mas quando o prazer de comprar se converte numa obsessão que afecta o nosso dia a dia, e controlar essa obsessão se torna muito difícil, podemos estar na presença de um vício de compras. Ainda que muitas vezes seja preciso ajuda profissional, controlar o vício de comprar é possível. Como?

O vício de comprar é mais sério do que o simples prazer de comprar. Como qualquer outro vício, converte-se num comportamento compulsivo difícil de controlar, que afecta a vida diária da pessoa que sofre dessa patologia.
O desejo de comprar algo todos os dias, a ansiedade, as despesas e dívidas excessivas e as compras que nem sempre podem ser pagas, fazem parte da rotina de quem sofre deste vício.

Como sempre, o primeiro passo para superar o vício de comprar é aceitar que existe um problema. A partir daí, é possível lidar e tratar do mesmo.

Controla o vício pelas compras

Se tu és viciada em compras, como roupa, podes começar por fazer uma limpeza no teu armário, pois isto permitirá uma reflexão a respeito da quantidade de coisas que tu compraste e não usas. Ao mesmo tempo, vai-te ajudar a encontrar roupas que talvez jamais tenhas usado e que te ajudarão você a acalmar a tua vontade de comprar.

O mesmo pode ser aplicado a todos os objetcos que tenhas comprado: acessórios e até coisas para a casa, para decorar, etc.

Aprende a ser sincera contigo mesma para poder controlar o vício de comprar. Desejar não é o mesmo que precisar. Comprar algo que precisamos não é errado, mas comprar sempre e de forma compulsiva algo que unicamente desejamos é muito diferente.
Não é uma tarefa simples admitir que o que estamos a ver na montra e que tanto nos atrai, definitivamente não é necessário para nós, mas é importante aprender a distinguir a diferença para controlar e superar o vício.

Reduz ao mínimo as possibilidades de caíres na tentação, evita sair de casa com os cartões de crédito e o livro de cheques, e tem sempre na tua conta bancária o dinheiro que precisas, sem excedentes. Desta forma, estarás limitada economicamente, o que te ajudará a limitar também a nível mental.

Se precisares, pede ajuda a uma pessoa de muita confiança (e damos ênfase ao MUITO) para que possa colaborar contigo gerindo o dinheiro da tua conta, pois assim nunca terás muito dinheiro disponível, o que te ajudará a controlar o vício de comprar.

Os ataques de ansiedade são muito comuns quando se trata de controlar e superar um vício, por isso o melhor é consultares um médico que te prescreverá um medicamento indicado para essas situações e controlar os ataques de ansiedade. Desta forma, o teu nervosismo será reduzido e poderás pensar de forma clara.

Afasta-te de todos aqueles lugares que aumentem o teu desejo de comprar: shoppings, lugares com muitas lojas, supermercados muito grandes, etc. Se frequentas esses lugares, fá-lo na companhia de alguém que te faça sentir confortável e que te possa ajudar a reflectir se estiveres a mostrar o desejo desesperado de comprar.

Se o teu problema se limita ao vício de comprar roupas, potencia o teu estilo ao máximo para que sintas que já possuis o suficiente. Procura no teu guarda-roupa e cria conjuntos geniais. Isso ajudará a melhorar a tua auto estima e fazer com que te sintas bem com o que tens.

Controla o vício pelas compras

Também te podes juntar aos teus amigos e fazer um “mercado” para trocar as roupas que têm no armário e já não usas mais. Isso vai-te ajudar a aliviar muito a ansiedade de adquirir novas coisas.

Os vícios muitos vezes convertem-se no nosso único passatempo. Como desejamos controlá-los, uma das melhores formas de o fazer é encontrando novas actividades nas quais possas ocupar o tempo e que não impliquem compras. Fazer exercício, praticar algum desporto, iniciar um curso, aprender um novo idioma, são todas excelentes ideias para ocupar o tempo, reduzir a ansiedade e libertar a mente da vontade de comprar.

Se sentes que estes conselhos não são suficientes, ou o teu vício de compras está a levar a tua situação financeira ao limite, afectando inclusive as tuas relações pessoais de forma significativa, o melhor é consultares um especialista para receberes tratamento psicológica profissional, com o fim de superar o vício e levares uma vida mais plena e feliz.

Nota: este artigo é meramente informativo. No Tendências Online não temos capacidade de receitar qualquer tratamento nem realizar nenhum tipo de diagnóstico, pelo que aconselhamos a recorrer a um médico no caso de apresentares qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Imagens: divulgação Controla o vício pelas compras . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados