Cortar ou não o cabelo: eis a questão!

Cortar ou não o cabelo: eis a questão!

Para muitas mulheres, só a ideia de cortar o cabelo deixa-lhes os pelos em pé. E se falamos em cabelo curto… Convenhamos, as mulheres passam a vida a ouvir que são os tipos de cortes que lhes favorece o rosto, quando na realidade não é bem assim.

Ter um corte curto num determinado rosto, pode ficar muito melhor do que comprido ou mesmo médio. Tudo depende! Do formato do rosto, to tipo de estatura, peso, idade, roupa, e por vezes da própria personalidade, do seu próprio estilo!

Existem tantas mulheres de testa alta que saltam a regra de usar franja, e usam o cabelo retirado da cara e estão fantásticas, absolutamente belas. Seja como for, determinadas regras não devem ser esquecidas na altura de uma decisão, tais como:

– Se o teu cabelo é muito fino e pobre, o ideal é mesmo usá-lo curto, e de preferência escalado, pois é a maneira mais fácil de lhe dar volume. Este tipo de corte de cabelo, é óptimo para trabalhos técnicos, permite mudar o visual com alguma frequência, recorrendo para o efeito, por exemplo, a um pouco de gel, ou mousse. Se a ideia é manter curto, porque não um pouco de cor? Para além disso, é extraordinariamente fácil de pentear com os dedos.

– Se os cabelos são muito ondulados, não aceitam qualquer tipo de corte, pelo que o melhor é cortá-lo sem ser muito curto e de preferência sem escalar, uma vez que ele já tem volume mais do que suficiente, e ficaria extremamente volumoso.

No entanto, bem cortado e trabalhado permite penteados absolutamente sensacionais.

– Chega a uma altura da vida, na qual os cabelos compridos começam a ficar gastos e envelhecidos. Estamos a falar na casa dos 40 e muitos, quase nos 50. Se reparares nas atrizes, verás que a partir de uma certa idade começam a usar o cabelo cada vez mais curto, que para além de banal, está cada vez mais na moda.

cc3

– Se estamos a falar de mulheres altas e magras, então o ideal é mesmo não usar o cabelo comprido, porque senão correm o risco de parecerem ainda mais altas. E, sem querer, por vezes, o belo deixa de o ser. Assim como as baixas, cujos cabelos por vezes muito compridos, as tornam definitivamente ainda mais baixas.

O ideal, um corte acima dos ombros, escalado, bem moderno. Nunca fica mal e existem cortes com bastante estilo.

Por fim mas provavelmente o mais importante, o rosto. A seguir, damos alguns conselhos:

Rostos ovais e alongados

Rosto com formato oval: se  tiveres um rosto oval, podes escolher praticamente qualquer corte de cabelo, porque com essas proporções perfeitas, é difícil um estilo que não te fique bem. O que provavelmente vai dar mais destaque é deixar o cabelo preso, para mostrar os contornos faciais. Não cubras o rosto com camadas ou franjas pesadas, porque ocultando os contornos do rosto pareces mais gordinha.

cc5

Rosto alongado: escolhe cabelos curtos ou de comprimento médio (o ideal é á altura dos ombros), com volume nas costas, em forma de ondas ou camadas. Isso dará mais amplitude para o rosto, equilibrando a aparência alongada. Não deixes o cabelo comprido demais, nem com volume no alto da cabeça, porque pode fazer o teu rosto parecer ainda mais longo.

Rostos redondos e quadrados

Rosto com formato redondo: os cortes que enfatizam o volume e a altura na parte de cima alongam o teu rosto e disfarçam a forma redonda. O ideal é dividir o cabelo de lado e deixá-lo mais longo do que o queixo. Evita volume sobre as costas. Evita também deixar a risca  no meio da cabeça e o comprimento acima do queixo.

Rosto com formato quadrado: uma boa opção é o cabelo cortado à altura dos ombros, principalmente com cachos ou camadas em redor do rosto, para suavizar os seus traços fortes. Evita o cabelo comprido, a franja reta ou a risca no meio da cabeça, porque acentuam o formato quadrado.

Rostos com formato de coração e triangulares

Rosto em forma de coração: os cortes longos ou à altura do queixo, com a risca lateral, ficam bem. Um corte à altura do queixo dará volume onde  precisas, equilibrando o teu aspecto. Evita o cabelo curto com muito volume na parte superior da cabeça, porque acentua o tamanho da testa e faz o teu queixo parecer mais fino e alongado.

Rosto com formato triangular: o cabelo curto neutraliza o maxilar proeminente. Escolhe um estilo com volume na altura das têmporas e com muitas camadas, para aumentar o volume na parte superior do rosto. Se puseres os cabelos atrás das orelhas, atrairás atenção para os olhos, o que  dá a impressão de que essa área é maior.

cc1

Um conselho, não tomes uma decisão demasiado drástica de um dia para o outro. Na dúvida, se tens o cabelo comprido, o conselho é cortar por cima dos ombros e, depois de te adaptares, então sim; mãos à obra!

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.