Crianças em concursos de beleza e passarela

Crianças em concursos de beleza e passarela

OPINIÃO – Há mães que levam a competição a sério e fazem com que a experiência se torne tudo menos satisfatória para a pequena. Crianças em concursos de beleza e passarela

Os concursos de beleza infantil não são bem vistos por uma parte da sociedade, pois consideram que as meninas são expostas a experiências de forma precoce.

No entanto, para aquelas que participam deles, manifestam outra perspectiva como a mãe de uma menina de 5 anos de idade (e cujo nome não menciono por questões e privacidade).

Aos 3 anos de idade, a sua pequena estava no seu primeiro concurso e desde então tem mostrado interesse pela  modelagem, especialmente ao ver outras meninas a fazerem o mesmo. Por esse motivo, “como resultado do entusiasmo que vejo da sua parte em participar nesses eventos, tomei a decisão de a inscrever noutro”, diz a mãe.

Também os avós estão por trás apoiando-a, já que veem de forma positiva a influência que essas competições têm sobre as pequenas, especialmente ao melhorar a sua timidez.

Todas as mães concordam que boas disputas contribuem para o pequeno ganho de autoconfiança, desde que isso não entre em conflito com a essência que as torna crianças.

Como mães, sabem que estão comprometidas em salvaguardar a inocência da idade das suas filhas, por isso não aceitam que participem em competições que as façam parecer mais velhas do que a sua idade, que use maquilhagem excessiva ou que os trajes sejam inadequados.

Crianças em concursos de beleza e passarela
Demasiado cedo?
Mães competitivas Crianças em concursos de beleza e passarela

Não podemos, no entanto, ignorar alguns riscos, sendo que os psicólogos não deixam de mencionar que aqueles que fazem mais mal às meninas são as mães competitivas.

Aquelas que não aceitam que as suas filhas percam ou que as obriguem a participar nos concursos fazem com que a experiência deixe de ser divertida e se torne traumática.

Por isso, recomendam que as mães que estejam procurando aumentar a confiança da criança, também escolham outras actividades, pois apesar de tentar evitar, dentro dos concursos haverá sempre diferenças. Por outro lado, recomendam que as mães também sejam cautelosas.

Antes de as inscrever num evento, certifiquem-se de quais são as condições do concurso em si e que existe um contrato formal e que as mães sempre possam fazer parte de todas as actividades, porque a integridade das meninas deve ser sempre garantida.

Por outro lado, um ponto muito importante, tanto o pai como a mães devem concordar com a participação da criança, pois geralmente são os pais que não apoiam isso, por isso, se o pai não quer se envolver, não o transformem em disputa familiar.

Margarida Pinto

Imagens; Tendências Online Portugal/Paulo Costa Crianças em concursos de beleza e passarela .




Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.