Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade

Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade

Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade

Escovar os dentes é a chave para o cuidado oral, mas nem sempre é fácil para nós, e menos ainda quando passamos anos e não podemos fazer isso sozinhos.

Embora isso custe, é crucial! Porque qualquer alimento restante entre os dentes contém bactérias que estimulam o aparecimento de cáries ou infecções nas gengivas.

A regra geral é usar um creme dental que contenha flúor e não parar de limpar o espaço entre os dentes, seja com fio dental ou com uma escova especial.

Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade

Se já tivermos uma prótese, ela deve ser removida antes da higiene e também temos que a colocar sob água corrente após cada refeição. Também pode ser muito útil lavar a língua uma vez e duas vezes por dia com um pincel projectado para o efeito. “Bactérias e fungos podem-se instalar na superfície da língua, e também se podem reproduzir”, alertam os especialistas.

Há questões às quais talvez não prestemos muita atenção, mas que acabam por não dedicar à boca o tempo que merece. Se for difícil ficarmos de pé por muito tempo, será bom para nós levarmos uma cadeira ou um banco para o lavatório e nos dedicarmos silenciosamente à lavagem e ao passar do fio.

Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade

Se tivermos dificuldade em segurar a escova, procuremos na farmácia uma vez que existem desenhos com uma alça mais larga que vai simplificar muito a tarefa. Por outro lado, se tivermos sorte que alguém nos ajude na higiene bucal, será mais aconselhável levar uma escova com cerdas finas para que não nos aleijem. Idealmente, alguém experiente deve ensinar os membros da família ou ajudantes a fazer o trabalho de casa.

Ter uma boa luz no quarto de banho será uma grande ajuda, mas há casos, como a demência, em que é melhor não usar nenhuma escova para essa finalidade. Nestes casos, podem ser aplicadas soluções de higiene com as quais os pacientes possam bochechar e, assim, protegerem-se de possíveis infecções.

É claro: é essencial que a pessoa mais velha continue a fazer tudo o que pode fazer sozinha para evitar perder essa prática. E quem está a ajudar não tem que estar com pressa ou ficar nervoso. Ambos devem levar o tempo necessário para a tarefa.

Imagens: divulgação Cuidados com a higiene oral são importantes em qualquer idade .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.