Cuidados da pele segundo a idade

Cuidados da pele segundo a idade

Cuidados da pele segundo a idade

A pele é o maior órgão do corpo humano e apesar de ser também um dos mais resistentes, necessita de cuidados especiais e isto pode ser feito com produtos adequados, mas principalmente com uma alimentação adequada.

Neste artigo vamos focar-nos sobretudo na pele do rosto, indicando que tipo de produtos e cremes são necessários para as diferentes idades e necessidades de cada um.

Adicionalmente e como complemento às indicações fornecidas, é recomendável hidratar a pele constantemente e deixar de lado hábitos como fumar e beber. Também é essencial aprender a combater o stress e manter a pele afastada tanto quanto possível dos raios solares ou, em alternativa, usar produtos que contenham substancias que neutralizem os raios UV.

Dos 20 aos 25 anos

Nesta idade começam a intensificar-se os maus hábitos, ao mesmo tempo que também começam a surgir as responsabilidades.

Durante esta etapa o mais importante é prevenir, pelo que se recomendam cremes para hidratar e nutrir a pele. Os cremes para contorno dos olhos são ideais para evitar as rugas prematuras. Também se pode optar por produtos que contenham ceramida os quais ajudam a melhorar a circulação de pele.

Uma alimentação adequada é essencial para manter a pele saudável
Uma alimentação adequada é essencial para manter a pele saudável

No caso de peles secas deve-se aplicar um creme hidratante 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. Já se a pele for gordurosa, recomenda-se um gel que contenha essências de cítricos uma vez que estas absorverão a gordura.

Dos 25 ao 30 anos

Durante este período de vida é essencial beber muita água e intensificar as sessões de exercícios. Recomendam-se produtos ricos em vitamina C uma vez que esta é primordial também para a elasticidade e atenua as linhas de expressão, pois faz com que as camadas mais profundas da pele renovem frequentemente as suas células.

Também é essencial lembrar que os produtos escolhidos não devem conter azeite, seja qual for o tipo de pele.

Dos 30 aos 40 anos

Durante esta época o corpo muda muito e a maturidade começa. É uma etapa na qual os cuidados devem ser intensificadas porque se começa a notar a idade.

Nesta fase é importante nunca descurar a pele
Nesta fase é importante nunca descurar a pele

Para evitar que as linhas de expressão se tornem mais duras, deve-se escolher produtos ricos em vitaminas para ajudar a conservar a elasticidade da pele. É também possível recorrer ao colagénio, visto que algumas marcas têm linhas específicas de produtos que contêm este ingrediente natural da pele.

A partir dos 40

Para as pessoas que tiveram sempre cuidado com a pele durante a juventude, o mais provável é chegarem a esta idade e receberem comentários do género “Que linda tens a tua pele para a idade que tens”.

Mas para além dos cuidados caseiros é também recomendável a ida a um dermatologista para periodicamente analisar o estado da pele de modo a que não surjam quaisquer doenças, principalmente o cancro da pele que geralmente surge com a exposição prolongada ao sol.

A pele possui características que são definidas geneticamente
A pele possui características que são definidas geneticamente

Ora para evitar este risco devem-se escolher produtos que tenham algum factor de protecção solar, uma vez que a pele, tal como todo o resto do corpo humano, fica mais delicada com a idade. Por isso o uso de um creme que tenha ingredientes contra a flacidez é uma boa opção.

Outros cuidados em qualquer idade

É importante que se aparecerem manchas na pele ou ainda as que já existem mudem de tamanho, se consulte um especialista; em muitos casos este tipo de manchas são devido à idade, mas também existe uma forte probabilidade de factor genético.

Se algum produto causar irritação na pele, o seu uso deve ser suspenso de imediato e consultar um especialista no mais curto espaço de tempo possível.

Imagens: divulgação Cuidados da pele segundo a idade 
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados