Porque depilam as mulheres a vagina?

Porque depilam as mulheres a vagina?

Uma mulher dizer que nunca desejou depilar todos os pelos da vagina, estará muito provavelmente a mentir. Isto porque seja com cera, lâmina, creme depilatório, laser ou foto depilação, – optando pelo método menos doloroso quando possível -, há muitas mulheres que depilam a zona e muitas por completo..

A grande questão é: porquê? O que leva o sexo feminino a tirarem os pelos da sua zona mais íntima e que em nada (ou quase) é visivel?

Os cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) elaboraram uma pesquisa e descobriram que, apesar das causas serem variadas, a decisão de eliminar os pelos íntimos pode estar associada a idade, grau de escolaridade e poder monetário.

Para a pesquisa, os cientistas da UCSF contaram com a colaboração de 3.316 mulheres americanas que responderam a um questionário sobre os seus hábitos de depilação.

Os dados mostraram que 84% das mulheres depilavam a sua zona intima, revelando também que essa prática é mais comum entre as jovens. Mulheres de 18 a 24 anos, em geral, depilam-se mais do que as mais adultas, com 45 a 55 anos.

O facto de terem um parceiro fixo também pode fazer com que elas eliminem mais os seus pelos pubianos. Entre as entrevistadas que disseram que aparam os pelos 52% eram casadas e outras 8,5% moravam com os seus companheiros. Além das jovens e casadas, as mulheres licenciadas e com alta poder de compra (mais de 90 mil euros) são as que mais tendem a aparar os pelos das partes intimas.

A maioria das mulheres que apara os pelos íntimos afirmaram que fazem isso para se sentirem mais limpas. Os dados apontam para que 59% delas compartilhem esse pensamento. Já “deixar a vagina com uma aparência bonita” é a razão que leva 31,5% das mulheres a terem esse hábito. Apenas 19,6% fazem isso para melhorar a qualidade do sexo oral.

Contudo, esses motivos podem variar de lugar para lugar. Ao site oficial da UCSF, o autor da pesquisa, Benjamin Bradley afirmou que “os cuidados com a aparência refletem normas culturais e mostram que as mulheres podem ter diversas motivações que não são universais”.

De acordo com Bradley, que já fizera um estudo sobre o mesmo tema há alguns anos, o hábito de tirar os pelos pubianos está-se a tornar cada vez mais comum. Segundo ele, isso acontece porque as mulheres estão a basear os seus cuidados de beleza em padrões que, nesta última década, se tornaram ainda mais fortes na sociedade. Ou seja, aparar os pelos íntimos faz cada vez mais parte dos padrões de beleza impostos pela sociedade e as mulheres estão se adaptando a isso.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.