Dia do orgasmo feminino: porque se comemora a 8 de Agosto

Dia do orgasmo feminino: porque se comemora a 8 de Agosto

Arbitrariamente ou não é o dia escolhido para falar sobre sexualidade feminina e o prazer das mulheres. Uma pesquisa recente diz que apenas cinco em cada dez mulheres atinge o orgasmo sempre que tem relações sexuais.

Há algum tempo atrás, Emma Watson falou publicamente de OMGyes (pela frase “oh mu God, yes”), uma aplicação destinado a ensinar as mulheres a atingir o orgasmo mais e melhor. Porque falar de sexualidade também é falar de direitos, o direito a sentir prazer e viver plenamente a sexualidade. Arbitrariamente ou não, i dia 8 de Agosto é comemorado desde há alguns anos o como o “dia do orgasmo feminino”, o que representa uma oportunidade de colocar a sexualidade das mulheres em foco.

Circularam várias teorias sobre a origem da iniciativa, embora a mais difundida diz que em 2006 o brasileiro José Arimatéia Dantas Lacerda, vereador de Esperantina, do Estado de Piauí, impôs uma lei para forçar os habitantes daquela cidade a fazer um esforço para que as suas parceiras alcançassem o pico de prazer. “É uma questão de saúde pública”, disse o funcionário, segundo um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo. E acrescentou: “No interior do Nordeste (brasileiro), é difícil abrir a cabeça de uma mulher para que ela lute pelo seu prazer”.

Segundo Dantas, uma pesquisa de estudantes da Universidade Federal do Piauí descobriu que 28% das mulheres da região tiveram essa dificuldade. “O dia foi criado para forçar o público a discutir questões de sexualidade desde a ejaculação precoce à frigidez -, passando pelo sexo e prazer na adolescência e na terceira idade.

Desde a criação desta data, as discussões sobre este assunto em Esperantina reuniram, nos primeiros anos, cerca de 500 pessoas em cada conferência”, assegurou Dantas numa nota ao jornal brasileiro ” Globo”.

Embora tenha sido inicialmente proposta para o dia 09 de Maio, foi suspenso naquela comunidade. Mas a ideia da celebração tornou-se popular no mundo e é comemorado a 08 de agosto.

Mais além das suas origens, a celebração é uma boa oportunidade para encorajar as mulheres tornarem-se mais conscientes da sua sexualidade.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.