É uma pergunta que se grita em todas as entregas de prémios dos Óscares e será feita nos Óscares deste ano.
A moda no tapete vermelho acompanha o evento desde a primeira cerimónia em 1929. Na verdade, não havia tapete vermelho nos Óscares até 1961.
Mas sempre houve moda. De Cher e Halle Berry a Lady Gaga e Billy Porter, o estilo no tapete vermelho dos Óscares percorreu um longo caminho.
A moda do Óscares ao longo das décadas: os looks inesquecíveis
A década de 1930
Lendas do cinema, incluindo Mary Pickford, Bette Davis e Joan Crawford, reinaram nos Óscares nos anos 30. Assistir ao evento naquela época era como ser convidada para um baile.
Então, vestidos estilo Cinderela, xailes de pele e pérolas eram um must.
A década de 1940
Nos anos 40, tivemos clássicos como “Gone With The Wind” e “Gaslight”. O outfit de Bergman foi um visual de destaque nos Óscares de 1945. A actriz teria recebido pressão para se “vestir” para a entrega de prémios e a sua resposta foi usar um vestido preto simples.
A década de 1950
Quem poderia esquecer o icónico vestido de seda azul-gelo de Kelly quando ela ganhou o Óscar de Melhor Actriz por “The Country Girl” em 1955? O vestido, desenhado pela estilista Edith Head, é um dos looks mais icónicos da história da moda dos Óscares.
A década de 1960
Estávamos todas a gritar “Que lindo!” quando Barbra Streisand ganhou o seu primeiro Oscar por “Funny Girl”, recebendo o prémio num fato de alta costura com calças transparentes.
A década de 1970
Os fatos tornaram-se numa tendência do tapete vermelho dos anos 70. O visual de Jane Fonda nos Óscares de 1972 – quando ela usou um fato todo preto Yves Saint Lauren, fazendo uma declaração anti-Guerra do Vietname – é particularmente famoso.
A década de 1980
E então havia Cher. Os apresentadores dos Óscares de 1986 receberam um código de vestuário – um que Cher não seguiu. Ela desfilou no palco num cocar Bob Mackie, um visual que deixou todos maravilhados.
A década de 1990
Os anos 90! Estávamos (Shakespeare) apaixonados pelo vestido rosa Ralph Lauren de Gwyneth Paltrow. Ela não só levou para casa o Óscar de Melhor Actriz em 1999, mas também foi a mais bem vestida da noite.
O início dos anos 2000
Um dos looks do tapete vermelho mais comentados de todos os tempos é o vestido de cisne de Björk nos Óscares de 2001.
Para um visual menos excêntrico dos anos 2000, Nicole Kidman reina como rainha da moda do tapete vermelho dos Óscares. O seu vestido vermelho Balenciaga nos Óscares em 2007 é um dos nossos favoritos.
“Halle Berry tornou o nome Elie Saab mais popular… Ela conseguiu realmente colocar o nome Elie Saab no mercado internacional”, disse a estilista à Vogue em 2019. “[Aquela época] foi uma época melhor para o cinema em geral. [Halle Berry] ] foi a primeira mulher de cor [a receber o Óscar de Melhor Atriz]… Foi elegante, ousado e chique. Acho que esse momento foi um momento muito excepcional para o cinema”.
Os anos 2010
Estávamos “gagas” por este look do tapete vermelho de Lady Gaga. O estilista da cantora desenhou este fato branco para a sua aparição épica nos Óscares.
Mal podemos esperar para ver o que a atriz de “A Star Is Born” exibirá este ano.
Em 2012, Angelina Jolie chamou a atenção no seu inesquecível vestido preto Versace à altura da coxa. à alguns anos atrás, ela revelou: “Há toda uma história mais longa por trás disso – eu tinha um vestido mais complicado e usei o vestido mais confortável, que era aquele, e acho que estava tão confortável que… Pensem quando se sentem confortáveis quando se sentam – que é muito o tema do filme, e nós sabemos disso na vida – vocês abraçam isso.”
Fãs, estilistas de celebridades e muito mais continuaram a destacar o vestido de Lupita Nyong’o para a 86ª edição dos Óscares como um dos melhores de todos os tempos. Um vestido Prada feito sob encomenda, azul-claro tipo Cinderela que ela combinou lindamente com uma faixa de cabeça sutil, mas chique.
O estilista de celebridades Morgan Pinney disse anteriormente ao “GMA” que o toque final para um dos looks mais icónicos do tapete vermelho de Zendaya, de Vivienne Westwood, eram os seus dreadlocks.
“Depois de um comentário sobre o seu cabelo ser feito por uma personalidade da TV, Zendaya defendeu-se e aplaudiu da maneira mais elegante, o que acabou por resultar na sua própria boneca Barbie a ser feita com o seu visual da noite”, disse Pinney.
Encerrando mais uma década da moda dos Óscares, Billy Porter usou um dos looks mais destacados de todos os tempos no tapete vermelho. A estrela de “Pose” vestiu um extraordinário vestido de smoking do Oscar de Christian Siriano.
A década de 2020
Entrando numa nova década de estilo tapete vermelho, Janelle Monae impressionou completamente os fãs num deslumbrante vestido com capuz de Ralph Lauren que apresentava mais de 160.000 cristais Swarovski.
Billie Eilish levou um sabor fresco e estilo único ao tapete vermelho em 2020 usando um conjunto Chanel personalizado que incluía uma jaqueta e calça branca a combinar.
Não percas: Os melhores vestidos da história dos Óscares
Imagens: divulgação . . A moda do Óscares ao longo das décadas: os looks inesquecíveis
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.