Já o deves ter visto no Twitter ou noutra rede social, com certeza. Chris Rock descreveu-o como um “momento na história da televisão”, mas explicaremos com mais detalhes o que aconteceu durante a gala dos Óscares 2022.
O momento mais desagradável da história do Óscares ocorreu na 94ª edição, quando Will Smith esbofeteou Chris Rock ao vivo no meio da gala.
Porque bateu Will Smith em Chris Rock?
Este momento surreal e completamente imprevisível surgiu na sequência do comediante dizer uma piada sobre o cabelo de Jada Pinkett Smith (lembramos que Jada Pinkett Smith admitiu sofrer de alopecia). Ele subiu ao palco, deu-lhe um estalo, desceu de novo e repreendeu-o com um “tira o nome da minha mulher da tua boca”.
Will Smith esbofeteia Chris em plena gala dos Óscares 2022
Todos esperávamos que, se Will Smith finalmente recebesse o prémio de Melhor Actor, aproveitasse para se desculpar e “consertar” essa situação, mas as coisas não foram exatamente assim. Usando a história de Williams, o pai de Serena e Venus, que interpretou “O Método Williams”, o vencedor do Óscar quis-se equiparar ao pai das tenistas que, nas suas próprias palavras, era um defensor da sua família como ele o é.
“Nesta actividade, há sempre pessoas que te desrespeitam, tens que sorrir e fingir que está tudo bem. Mas sempre irei proteger a minha família, a minha mulher.” E acrescentou que “o amor faz-te cometer loucuras”.
Ele desculpou-se perante a Academia esperando voltar a ser convidado de no futuro, mas não com Chris Rock, que foi esbofeteado por uma piada sem graça, na verdade. O gesto de Smith deixou perplexo não só ele, mas o resto dos convidados, e aqueles de nós que o observávamos em casa. Deixamos aqui o discurso completo que ele fez entre lágrimas, para que possas julgar por ti mesma:
Aparentemente, a publicitária de Will Smith, Meredith O. Sullivan, aproximou-se dele durante o intervalo comercial para conversar. Também durante o intervalo comercial, Will Smith é separado e confortado por Denzel Washington e Tyler Perry, que lhe dizem para ignorar. Will parece enxugar as lágrimas dos seus olhos enquanto se senta com Jada, com Denzel confortando Jada e o empresário de Will ao seu lado.
Agora só falta saber o que a Academia vai fazer a esse respeito, porque esta demonstração de violência imperdoável talvez seja motivo mais do que suficiente para tirar um prémio que ele esperava há mais de 30 anos na sua carreira.