Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

É preciso mais do que seguir os ditames da moda para encontrar os óculos perfeitos. Sabes escolher os melhores óculos de acordo com o tipo de rosto?

De alguns anos até esta parte, os óculos deixaram de ser uma necessidade desconfortável para quem sofre de problemas visuais, passando a ser um acessório de tendência, protagonista mesmo em alguns looks. A verdade é que os modelos de óculos estão a evoluir junto com as tendências de cada momento. Mas é preciso mais do que seguir os ditames da moda para encontrar os óculos perfeitos. Sabes escolher os melhores óculos de acordo com o teu tipo de rosto?

Para encontrar o modelo de óculos que melhor se adapta ao nosso estilo e, principalmente, às nossas características, é necessário deixar de lado a moda, levando em consideração dois aspectos do rosto:

– O formato do rosto: por um lado, saber determinar se estamos diante de um rosto alongado ou melhor, um rosto arredondado ou perfeitamente oval

– O tom da pele: dada a grande variedade de modelos de óculos, podemos encontrar não apenas materiais diferentes (metal, pasta, efeito madeira, etc.), mas também diferentes cores de armação.Óculos para rosto comprido

Pessoas com rostos alongados ou afiados devem compensar suas características com modelos de óculos mais arredondados que neutralizam o peso longitudinal do rosto. Portanto, devem evitar óculos que sejam muito longos na horizontal e procurar modelos que cubram parte das suas bochechas.

Óculos para rosto oval

Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

Embora seja o formato de rosto mais versátil, é necessário seleccionar modelos de óculos que não perturbem o equilíbrio nos recursos. É por isso que é melhor optar por projectos que não sejam muito drásticos em termos de design. Tamanhos médios (nunca muito grandes) com formas híbridas, nem marcadamente quadradas nem completamente arredondadas.

Óculos para rosto triangular

Neste caso, podemos estar a falar sobre duas configurações possíveis das facções:

– Sob a forma de um triângulo: ou seja, com a mandíbula mais larga que a testa. Nesses casos, é conveniente que os óculos se projectem um pouco da face para ganhar largura na parte superior ou até escolher modelos com motivos decorativos que dêem mais peso a essa área.

– Forma de triângulo invertido: são formas de rosto com muito peso na testa e queixo bastante afiado. Portanto, é conveniente escolher modelos que não contribuam para ampliar a metade superior do rosto. Melhor optar por quadros com motivos decorativos ou cores mais intensas na parte inferior (ou em toda a moldura) para ganhar peso na parte inferior.

Óculos para rosto redondo

Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

Óculos com ângulos (quadrados ou rectangulares) que contrastam com recursos arredondados são ideais nestes casos. A ideia é alongar visualmente o formato do rosto com um modelo alto e estreito que alonga o rosto. Nesse caso, armações redondas não são adequadas, nem óculos muito curtos, que não cobrem as bochechas. Um modelo ideal para este tipo de rosto é o chamado “olho de gato”.

Óculos para o rosto coração

No caso de pessoas com um rosto em forma de coração (isto é, mais largo que alongado), devem procurar óculos de tamanho não muito grande para não cobrir as bochechas. Caso contrário, eles podem diminuir ainda mais a aparência do teu rosto.

Óculos de rosto quadrado

Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto

São rostos com ângulos agudos, principalmente no nível da mandíbula. Por esse motivo, eles são preferidos com óculos com linhas ovais suaves ou também que destacam a parte superior do rosto (como os modelos de olho de gato “vintage”). Eles devem evitar modelos quadrados ou figuras geométricas, além de óculos com cores e decoração na parte inferior.

E o que acontece se procurarmos óculos para um nariz aquilino? Então teremos que optar por molduras em forma de ferradura na ponte do nariz. Além disso, para modelos cuja ponte esteja abaixo da extremidade superior das lentes (e nunca alinhadas), crie uma sensação de encurtamento no caso de o nariz ser alongado. Da mesma forma, os modelos do tipo “tuttolente” (montados com um único copo) são adequados, o que permite ocultar o nariz da aquilina.

Escolhe os óculos de acordo com o tom de pele

Antes de escolher o modelo dos óculos, é aconselhável avaliar também o tom da pele e até o do cabelo da pessoa.

Por exemplo, armações de metal funcionam melhor com cabelos escuros e óculos loiros com tons quentes. Por outro lado, quando falamos de tons de pele claros, é melhor procurar contraste com molduras coloridas. No caso da pele bronzeada, a combinação é mais versátil, pois pode ser de cor pálida e intensa.Também podemos levar em conta a cor dos olhos para obter uma combinação favorecedora em relação ao tom da moldura. Embora este seja um critério secundário.

Imagens: divulgação Escolher os óculos de acordo com o tipo de rosto . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: