Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles

Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles

Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles

O quão afastada está aquela beleza eterna e idealizada da qual Platão falou. Mas há algo eterno hoje? Ligamos a televisão e vemos uma mulher bonita, com cabelos ondulando ao vento e um físico escultural que desafia os cânones que os gregos estabeleceram à três milénios atrás.

Que pode ser? Claro que não é um programa cultural. Embora possa ser um anúncio de compressas, carros, cereais, roupas íntimas (ou exteriores), pasta de dentes ou um pacote de férias. De um filme de acção, de um desfile de moda, os resultados de lotarias, a secção de desportos do programa de notícias ou uma nova faixa para perder peso.

Qualquer produto ou conteúdo são susceptíveis de serem apresentados com a imagem da exuberante mulher que todos vimos na televisão, mas ninguém conhece pessoalmente. Resumindo: “vendem-nos” um cânone de beleza exagerada e irrealizável que faz a mulher mais bonita ficar deprimida. “Eu nunca posso ser tão perfeita”, é a mensagem que nidifica a sua cabeça também bonita.

Deem-nos o vosso dinheiro e serão lindas, prometem

Eu conheço muitos casos. Certamente vocês também. E essa mensagem perfura o pensamento como a gota de água da tortura chinesa. É por isso que penso: queremos ser felizes ou bonitas? Claro que o primeiro, embora, de acordo com o que eles querem que vejamos, para alcançar a tão esperada felicidade, temos que ser belas.

Portanto oferecem academias, produtos de beleza, cremes de bronzear, máquinas milagrosas, pílulas mágicas, dietas super eficazes…Alimentos hipocalóricos, bebidas com 0% de gordura, alimentos naturais, pães integrais, leites de soja. Mesmo sapatos que ajudam a perder peso apenas por os usar. Tudo o que nos chega é a “panaceira” (perdoem-me a expressão).

E depois desta venda de felicidade, algo mais triste e desolado: decepção e depressão. Porque todas as soluções milagrosas geralmente terminam em frustrações. E no pior dos casos em crise de personalidade, distúrbios alimentares, bulimia, vigorexia, tanorexia (dependência de bronzeamento) ou anorexia.

Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles

O culto ao corpo, que tão bem o vendem algumas empresas, também atinge os homens. Ninguém está seguro. Só têm que ver quem são os ídolos neste país: modelos, jogadores de futebol (cujo corpo é admirável, embora não tenham qualquer diploma escolar), cantores e actores estéticos de vanguarda (que geralmente são muito atraentes, são operados cirurgicamente e também podem não ter qualquer cultura ou estudos) ou reallity shows de televisão que só sabem falar sobre…Nada!

Resumindo: temos que ser bonitas (e bonitos) para ser feliz. Mas para ser bonita temos que ser muito magras, usar tal e tal roupa, usar o perfume que anuncia fulana tal e pintar o cabelo com a tinta que a modelo usa. E para ser um lindo esqueleto, usemos aquela saia exclusiva de alta moda e o creme que acabamos de ver na montra da loja, só temos que fazer um simples gesto: passar pela caixa. Deem-nos o vosso dinheiro e serão lindas, prometem. Agora eu entendo tudo.

Disse algum especialista em romances policiais que, para encontrar o autor de um crime, deveria ser rastreado o dinheiro ou o sémen. Aqui não estamos a falar de sexo, vocês entendem… Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles

Diana Tavares

Imagens: divulgação Estes são os cânones de beleza, de acordo com eles .

Envia a tua opinião para info@tendenciasonline.com 

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados