Exportações de têxteis registam aumento de 6,5% em Maio

Exportações de têxteis registam aumento de 6,5% em Maio

As exportações de têxteis e vestuário aumentaram 6,5%, em Maio, de acordo com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). O volume total de vendas ao exterior foi de 445 milhões de euros.

O crescimento das exportações de têxteis e vestuário em Maio representa um regresso a terreno positivo. Recorde-se que em Abril havia sido registado um decréscimo de 8% das vendas do sector para mercados internacionais.

No acumulado de Janeiro a Maio, as exportações da fileira têxtil nacional subiram 4,2% face ao período homólogo de 2016. O volume de exportações nos primeiros cinco meses de 2017 ascende a 2,2 mil milhões de euros, segundo os dados da ATP.

“Caso esta tendência se mantenha, o ano em curso poderá ultrapassar largamente o recorde das exportações do sector, que teve lugar em 2001”, indica, em comunicado, o presidente da ATP, Paulo Melo.

Por categorias de produtos, as exportações de matérias têxteis cresceram 9%, enquanto as de vestuário aumentaram 2,4%. Já as vendas ao exterior de têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados aumentaram quase 2,7%.

Os destinos que mais cresceram foram os Estados Unidos (mais 19,4 milhões de euros ou 20%), a Itália (13,1 milhões e mais 15%) e a França (com um aumento de 11,4 milhões ou 4%). Desta feita, o saldo da balança comercial foi claramente positivo.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados