Factores essenciais para uma dieta equilibrada

Factores essenciais para uma dieta equilibrada

Ter saúde e um corpo em forma é um dos maiores objectivos das pessoas. Mas por onde começar? Como fazer uma dieta saudável para emagrecer de forma fácil? A típica dieta moderna ocidental é recheada de alimentos industrializados. Isso geralmente significa muito açúcar, conservantes e gorduras saturadas.

Não é o tipo de alimento que o corpo pede. Claro, muitas delas são convenientes, mas acompanhada dessa conveniência vieram vários problemas de saúde como a pressão alta, o colesterol alto, a diabetes e outros problemas. Ter uma alimentação saudável é a antítese da dieta moderna actual. Isso significa comer grãos integrais, proteínas magras e carboidratos complexos.

É verdade que não é fácil saber como fazer uma dieta saudável para emagrecer, principalmente por causa da grande quantidade de informações e receitas milagrosas que existem por aí, que acabam confundindo quem está em busca de algo que realmente funcione. Mas neste artigo daremos várias dicas de como fazer uma dieta saudável que realmente lhe ajude a perder peso com saúde. Tu saberás o que comer para emagrecer, e poderás iniciar a tua dieta hoje mesmo.

Como fazer uma dieta saudável que realmente funcione

A primeira coisa que precisas saber é que dieta não é sinónimo de passar fome para controlar o peso. O termo dieta tem relação com os hábitos alimentares individuais, ou seja, com a rotina alimentar de cada pessoa.

Neste artigo não falaremos de passar fome e nem de excluir alimentos importantes da tua rotina alimentar. Falaremos sobre como desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis que te ajudem a emagrecer com saúde.

A partir de agora apresentaremos algumas dicas de como te alimentares de forma mais saudável. O objectivo destas dicas é de ajudar a emagrecer e manter o peso a longo prazo, mas sempre priorizando o consumo de alimentos saudáveis e levando em consideração o estabelecimento de uma rotina alimentar adaptada às necessidades do teu organismo.

Vê abaixo as dicas que preparamos para ti. Com elas saberás como fazer uma dieta saudável que realmente funcione:

Atenção: Para que consigas ter uma ementa individualizada, procura orientação de uma nutricionista.

1 – Aprende a comer de maneira fraccionada

É importante que não fiques muito tempo em jejum. Períodos muito longos de jejum podem levar a ficar com muita fome, então, na hora das refeições, pode acontecer que não te consigas controlar e comas demais.

Passar muita fome também pode favorecer uma grande redução da quantidade de glicose no teu sangue. Essa redução (hipoglicemia) faz com que sintas muita vontade de comer doces, pois alimentos ricos em açúcar são muito bons para aumentar a glicemia. Além disso, a hipoglicemia provoca sensações muito desagradáveis, como tonturas, visão dupla, dor de cabeça, tremores nas extremidades, suor frio, náuseas, entre outros sintomas.

Passar fome também pode levar o organismo a aumentar a capacidade de armazenar aquilo que tu consomes nas refeições. O teu corpo é inteligente, portanto, se passares muito tempo sem comer, ele entenderá que algo está muito errado, portanto tentará adaptar-se à situação, ficará mais eficiente para armazenar aquilo que é ingerido nas refeições. Não é preciso dizer que isso é péssimo para quem deseja emagrecer.

A dica aqui é: come de maneira fraccionada, ou seja, a cada 03 ou 04 horas, assim evitas tentações, ganhas mais disposição para fazer as tuas tarefas diárias e emagrecer com saúde.

2 – Come uma salada antes das principais refeições e fruta depois

Comer um prato de salada antes do almoço e do jantar é uma excelente maneira de controlar a fome e evitar exageros.

Depois das refeições, ao invés de partir logo para uma sobremesa super calórica, come fruta, assim aumentarás o consumo de fibras, que é importante para a manutenção da sensação de saciedade por um período maior de tempo, e ainda oferece ao organismo nutrientes importantes como vitaminas e minerais.

3 – Dá preferência aos alimentos integrais

Os alimentos integrais são mais ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Quando fores comprar alimentos, prefere o pão integral ao invés do normal; em vez de arroz branco, compra arroz integral.
Mas fica um aviso: apesar de conter mais fibras, vitaminas e sais minerais, os alimentos integrais também são mais calóricos, portanto, não exageres, consome com moderação.

4 – Dá preferência aos alimentos frescos e evita os industrializados

Os alimentos industrializados são ricos em sódio, gorduras, conservantes e corantes, portanto, prefere sempre os alimentos frescos, assim evitas a retenção de líquidos e não sujas o teu organismo com elementos prejudiciais.

5 – Elimina o refrigerante da tua vida

Além de muito calóricos e açucarados, os refrigerantes podem fazer mal até mesmo aos teus ossos. Estas bebidas industrializadas possuem grande quantidade de fosfatos, que em excesso promovem a libertação de cálcio, enfraquecendo os ossos — ossos fracos podem resultar em osteoporose.

Considerações finais

Agora já sabes como praticar uma dieta saudável. Como mencionado no início do artigo, dieta não é sinónimo de passar fome.

Uma dieta saudável deve conter todos os grupos alimentares. É importante que tu tenhas sempre em consideração as tuas necessidades nutricionais. Preocupa-te em consumir alimentos de qualidade que realmente ofereçam aquilo que é necessário para o bom funcionamento do teu organismo.

Fonte: Emagrecimento Urgente
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados