Fazer alongamentos antes do exercício: sim ou não?

Fazer alongamentos antes do exercício: sim ou não?

Fazer alongamentos antes do exercício: sim ou não?

Há quem defenda que deves fazer exercícios de alongamento antes de praticar desportos e há aqueles que defendem o contrário. Se queres saber quem está certo, continua a ler.

Não há quem esclareça de forma efectiva. Em que ficamos: exercícios de alongamento antes de praticar desportos ou exercícios físicos são bons ou maus? Porque a verdade é que se ouve de tudo por aí. Bem, a resposta é que depende do tipo de alongamento. De acordo com os especialistas, se é um alongamento que fazemos com alguma ajuda externa (o que é conhecido como alongamento passivo), é melhor deixar para depois. Aqui tens todos os motivos em detalhe.

Perigos e prejuízos dos alongamentos

A primeira coisa a ter em mente é que nem todos os alongamentos são iguais e, dependendo de quanto exercício executes um ou outro, eles vão jogar a teu favor ou contra ti.

Fazer alongamentos antes do exercício: sim ou não?

Funcionamento da musculatura. O nosso organismo trabalha de modo que quando um músculo é esticado é porque outro músculo oposto a ele se contrai e, como consequência, encurta e alonga o músculo em questão. Mas em alongamentos chamados passivos, não há contractura muscular. O alongamento ocorre graças a uma “ajuda” externa que pode ser o próprio peso do nosso corpo (ficar em pé e dobrar as costas, por exemplo), um aparelho (como deixar-te cair) ou ainda outra pessoa a empurrar-nos.

Perigo de lesões. Neste tipo de alongamento, ao não controlar a força, corremos o risco de alongar demais os músculos e, em seguida, podemos acabar por nos lesionar.

Danos adicionados. Vários estudos não só demonstraram que fazer alongamentos passivos antes do exercício não reduz o risco de sofrer uma lesão, mas também reduz a potência, a força e o desempenho durante a prática de desportos ou de qualquer exercício físico.

Então, não faço nada antes de praticar desporto?

Considerando tudo isto, o que podes fazer é aquecer alguns minutos antes de praticar desportos. Desta forma, lubrificas as articulações e levas mais sangue para os músculos, o que aumenta o teu rendimento.

Imagens: divulgação Fazer alongamentos antes do exercício: sim ou não? .
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