Porque a felicidade começa em ti

Porque a felicidade começa em ti

A felicidade não é algo que pode ser comprado numa loja. Ninguém embrulha a felicidade em papel de embrulho e a entrega nas tuas mãos. Tu não vais encontrá-la por acaso no bolso das calças. Ninguém nasce predestinado a ser feliz ou infeliz. A felicidade é o resultado do conjunto das tuas acções, pensamentos, palavras e escolhas.

Não esperes mais, a felicidade começa hoje mesmo.  Seguindo  orientações simples que te melhorarão o estado de animo. Depois dos propósitos que tomamos há mais de um mês, na passagem do ano, damos-nos conta que os dias passam e … Nada.

Coisas que podes fazer para ser feliz

Há um, porém, do qual nunca devemos desistir. Há pequenos passos para cumprir o objectivo mais importante de todos: ser feliz. Não esperes mais. Hoje, dia 14 de Fevereiro, apresentamos 8 passos para seres feliz e que poderes começar a praticar agora.

Culpar os outros. As pessoas cometem erros e é muito fácil colocar a culpa dos teus problemas nos erros dos outros. No entanto, tu também tens parte da culpa. Assumir  a responsabilidade quando as coisas dão errado em vez de culpar os outros não é masoquista, mas recompensador. Afinal, podes-te preocupar em fazer tudo melhor da próxima vez e, assim, dar um passo à frente na direcção de uma vida mais feliz.

Impressionar os outros. Ninguém precisa de gostar das tuas roupas, do teu cabelo, se és rica ou pobre. Tudo isso são coisas, e mesmo se alguém gostar delas, não significa que vão gostar de ti. Claro, aparentemente pode parecer que sim, mas apenas superficialmente e não de maneira substanciosa. E sem substância é impossível ter um relacionamento real. Como relacionamentos genuínos te ajudam a ser mais feliz, tenta parar de impressionar os outros e passa a ser tu mesma.

Coisas que podes fazer para ser feliz

Evitar a inveja. A inveja é definida como “desgosto e ódio provocados pelo sucesso ou pelas posses de outra pessoa” e “desejo intenso de possuir os bens de alguém ou de usufruir da sua felicidade”. Assim como um tumor maligno, a inveja pode crescer a ponto de dominar a vida de uma pessoa e de acabar com a felicidade dela. Podes combater a inveja por cultivando genuína humildade e modéstia. Isso vai ajudar-te a apreciar e valorizar as habilidades e qualidades de outros.

Aceitar o que temos. Deves aceitar as coisas como elas são. Gastamos um monte de tempo reclamando sobre as coisas que acontecem connosco, mas isso é um desperdício de tempo e esforço. Para ser feliz, precisamos aproveitar o que temos. Pesquisas mostram que pessoas felizes têm níveis modestos de expectativas e aspirações – elas querem o que podem obter. Isso é porque lutam por metas realistas e estão felizes com a sua sorte.

Perdoar. Talvez este seja o mais difícil de todos, e ao mesmo tempo o mais necessário. O perdão tem o poder de levar embora dois sentimentos que mais trazem infelicidade: a mágoa e a culpa. E traz junto com ele sensações fundamentais para a felicidade: libertação, leveza, limpeza da alma e, principalmente, paz. Se tu és um ser humano, com certeza já erraste alguma vez na vida e quiseste ser perdoada. Se já pediste perdão e não foi aceite, sabes como é triste não poder ter a oportunidade  de te arrependeres e tentar de novo. Sabe também que te desculpares não é uma tarefa fácil, é preciso coragem para olhar nos olhos da outra pessoa e abrir o teu coração. Da próxima vez que alguém te pedir perdão, por mais difícil que te seja para desculpar o que quer que a outra pessoa tenha feito, lembra-te de como te sentiste nos momentos em que estiveste no lugar dela.

Coisas que podes fazer para ser feliz

Fazer o que tens medo. A vida não é medida pelo número de vezes que tu respiraste, e sim pelos momentos em que perdeste o fôlego. É exactamente isto que enfrentar os teus medos causa em ti: faz- te sentir viva. Começa  a fazer mais coisas que te dão medo. Faz disso um objectivo e comemora cada vez que conseguires. Quando estiveres a ponto de desistir de uma experiência que te amedronta, ignora os teus pensamentos por um instante ou grita mais alto do que eles dizendo que tu queres e vais fazer, e continua. A batalha contra o medo é muito rápida, geralmente dura apenas um ou dois segundos, que é o tempo necessário para tu ganhares coragem e ir em frente.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.