Formanda do MODATEX no Campeonato Mundial das Profissões

Formanda do MODATEX no Campeonato Mundial das Profissões

Formanda do MODATEX no Campeonato Mundial das Profissões

Beatriz Soares, formanda do curso de Design de Moda do MODATEX, vai representar Portugal na profissão de Tecnologia da Moda, no Worldskills, que decorre entre 22 e 27 de agosto, em Kazan, na Rússia.

O Campeonato Mundial das Profissões (Worldskills) é dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação. O objetivo da competição é demonstrar ao nível individual ou em equipa, as competências em diferentes áreas de formação para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliados segundo exigentes critérios e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas por júris compostos por peritos altamente qualificados.

A prova internacional de Fashion e Technology, com uma duração total de 18 horas, será composta por quatro módulos:

Módulo I –  Modelação e Corte, Modulo. O concorrente terá que fazer os moldes todos identificados em língua inglesa e o layout de corte, de uma saia a sortear antes do início do mesmo.

Modulo II – Sketches (Fast fashion ou Couture)

Modulo III –  Modelação e Corte e Confeção de um casaco com inspiração do tema Royal Rússia

Módulo IV- Draping.(montagem de um vestido no busto na totalidade frente e costas)

Todas as provas serão surpresa, o que exige aos concorrentes o domínio total de todas as matérias.

Criatividade, aptidão técnica, inovação, rapidez e capacidade de trabalhar sob pressão são algumas das competências que a Beatriz Soares tem que evidenciar para a obtenção de um bom resultado.

Beatriz Soares tem 21 anos e está a concluir a formação em Design de Moda no MODATEX, na Delegação de Lisboa.

Para José Manuel Castro, diretor executivo do MODATEX, “os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções nestas competições internacionais, o que vem mais uma vez comprovar a qualidade da formação ministrada no nosso Centro. Os formandos e os formadores estão de parabéns”, afirma.

De recordar que Beatriz Soares e Bruno Feliciano, também ele formando do MODATEX, conquistaram a Medalha de Excelência no EuroSkills, em 2018, em Budapeste, na Hungria.

Formanda do MODATEX no Campeonato Mundial das Profissões

Os formandos do Modatex têm conquistado várias distinções nestas competições europeias e mundiais. Em 2012 Ruben Damásio e Luís Emílio obtiveram Certificados de Excelência, em 2013 Rúben Damásio conquistou medalha de Excelência Worldskills em Leipizig 2013. Em 2014, em Lille, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano ganharam a medalha de prata.

Os Campeonatos realizam-se de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de Campeão Nacional em cada profissão. Os Campeões da fase Nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

Sobre o MODATEX

O MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios surgiu com base num protocolo celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).

Sedeado no Porto e com delegações em Lisboa e Covilhã, polos em Barcelos, Vila das Aves e extensões em Lousada, Marco de Canaveses e Pinhel, tem como objetivo contribuir para a melhor coordenação estratégica e operacional da formação no sector, responder de forma eficaz às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações e apoiar tecnicamente a Indústria Têxtil e de Vestuário.

Imagens: Modatex Formanda do MODATEX no Campeonato Mundial das Profissões . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados