Redação | Joana Rodrigues
Aos 22 anos, Luana Teixeira usa todo o seu carisma e autenticidade para manter viva a paixão por moda que partilha com mais de 19 mil seguidores no Instagram. O que poucos conhecem é a história de vida e as experiências que moldaram a pessoa que hoje se dá a conhecer.
Aos 13 anos em conversa com uma amiga surgiu a ideia de criar uma página de Instagram “olha uma rede social nova, porque é que não vamos criar?”. Apesar de gostar do seu nome, Luana decidiu arriscar em algo diferente e alguns anos depois, @aloiraa que dá nome ao perfil já é uma imagem de marca “é engraçado porque há pessoas que não sabem o meu nome… é a loira e pronto ficou assim, eu sou loira, sempre fui e quero me manter”.
Adepta de desafios e de se colocar à prova, a influencer digital assume o apego à imagem estética que a permite manter a autoestima sem radicalismos.
COMO COMEÇOU A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO?
Tal como a página de Instagram, também a criação de conteúdo começou de forma espontânea “eu já gostava muito das redes socias, gostava de expor aquilo que vestia, o que comia… no entanto não era com o intuito de ser criadora de conteúdo, na altura nem sequer se falava nisso”.
A prova disso mesmo é que o perfil de Instagram começou por ser privado e a participação no programa YORN TUBE foi o ponto de viragem para a criação de conteúdo de forma mais consciente e profissional.
Luana recorda com entusiasmo a primeira parceria com uma marca, a MAC COSMETICS e confessa que na altura não sabia muito bem como reagir ao convite “queriam-me oferecer uma base e eu lembro-me de dizer: ´Oh, eu não sei o que é que é isto´, mas achei graça e decidi arriscar”.
Apesar da primeira experiência com maquilhagem, a grande paixão de Luana Teixeira sempre foi a moda “Eu sentia a necessidade de expressar os meus sentimentos na roupa.”

O ESTILO PRÓPRIO E A DISCRIMINAÇÃO
Desde cedo assumiu o estilo próprio “Eu era aquela que ia para a escola com uma camisola de lantejolas e nem era festa” e desafiou os padrões impostos pela sociedade “Na altura da escola aquilo não resultava muito bem, mas até que ponto é que não são eles que são todos iguais?”.
A influencer assume ter sofrido de bullying psicológico nos tempos de escola e nem mesmo na vida adulta se livrou da discriminação em contexto de trabalho tendo de enfrentar comentários que colocam em causa as roupas de cores garridas ou até mesmo a cor de cabelo “Há pessoas que são as Barbies da vida e não sei o que andam aqui a fazer!”.
Por entender que nem todos conseguem assumir livremente as suas escolhas, Luana usa a página de instaram para cultivar o amor-próprio e defende que “nós podemos ser aquilo que quisermos, não estamos aqui para agradar a toda a gente”.
O rosa é a cor a que não resiste “não tem explicação, acho que já nasce com a pessoa” e os casacos a grande tentação de compra. Já as meias com renda… são a peça que não se imagina voltar a usar “não me identifico de todo. Lembro-me de usar e abusar na altura da escola, mas agora consegui perceber aquilo que eu gosto e o que não gosto”.
Relacionado: Luana Teixeira, @aloiraa, e o seu estilo singular e irreverente
A CRIAÇÃO DE UMA MARCA DE ROUPA
Adepta de um estilo irreverente e singular, a influencer enfrentou os medos e apostou na criação de uma marca de roupa própria, ALOIRA STORE que é um reflexo das suas escolhas de moda “Como sou uma pessoa muito criativa e muito expressiva não fazia sentido ser de outra forma senão apostar no brilho e na cor”.
Chiara Ferragni é a sua grande inspiração “pela primeira vez me identifiquei com alguém, ela é loira, tem olhos azuis, também criou a sua marca e o interessante é que começou tudo nas redes sociais”. Luana admira a empreendedora italiana por ser uma pessoa diferente que estimula várias mulheres a arriscar e sair da zona de conforto ao experimentar peças de coleções distintas, o que a motiva a fazer o mesmo com a sua marca.
AS CONQUISTAS IMPULSIONADAS PELAS REDES SOCIAIS
Luana participou no concurso Miss Queen Portugal e foi eleita Miss Fotogenia Porto 2020, uma categoria cuja votação esteve à responsabilidade do público online “foi um momento importante que aconteceu, provavelmente, devido ao público que tinha nas redes sociais, se não fossem eles se calhar não tinha conseguido”.
Ver esta publicação no Instagram
A possibilidade de trabalhar com grandes marcas é também uma conquista que deixa a influencier muito satisfeita “Poder trabalhar com marcas que eu considero de prestígio é espetacular. Tu saberes que estás a representar essa marca é gratificante, é porque tu és especial”.
A MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Depois de um longo caminho de aprendizagem e evolução, as primeiras publicações na página de instagram são vistas com orgulho e muita gratidão por cada pequena conquista “Sou muito grata…Sinto que são diferentes, com menos sabedoria, mas eram muito naturais”. E acrescenta “aquilo no fundo é quase a minha história, fez sentido naquele momento, naquela hora e pronto, ficou”.
Com hábitos de partilha de conteúdo diário, a influencer confessa que em breves momentos de afastamento “as pessoas sentem falta” o que entende como forma de valorização “tu entenderes que sentem falta é saber que tens importância na vida das pessoas”.
Luana sente a necessidade de conquistar diariamente o seu público e a responsabilidade de o manter satisfeito “se sentirem a tua ausência, é estranho, mas secalhar vão procurar outro criador” o que a motiva a criar conteúdo todos os dias, seja “partilhar o outfit, uma receita para o jantar ou até uma frase inspiradora que as pessoas estejam a precisar”.
A influenecer assume o cuidado que deposita em cada publicação tendo em conta não saber em concreto até quem esta irá chegar “nós temos acesso às estatísticas, mas nunca sabes muito bem quem vai aceder aquela publicação, se tem 12 anos ou 35, se está numa depressão… nós nunca sabemos e isso é uma responsabilidade”.
As mensagens de carinho que diz receber com frequência são motivo de orgulho e um incentivo a continuar no caminho certo “Eu decidi que enquanto os pontos positivos superarem os negativos eu vou continuar!”.
OS OBJETIVOS PARA O FUTURO
Luana Teixeira diz ser uma mulher feliz e com muitos planos para concretizar.
Com uma licenciatura em jornalismo, o seu grande sonho é a apresentação, do qual não prende desistir. Isto, sem nunca abandonar as redes sociais com a partilha das escolhas de moda e do estilo de vida “quando as pessoas gostam arranjam sempre um tempinho. Tens sempre dois minutos para partilhar o outfit ou o pequeno almoço…”.
A influencer digital confessa ainda que viver exclusivamente da criação de conteúdo para as redes sociais seria uma grande conquista “gostava muito de torna-la rentável ao ponto de conseguir viver dela”.
Para o futuro próximo, o grande desafio é manter a sua marca de roupa (@aloirastore) com uma coleção dedicada a cada estação, com peças produzidas em menor número, preservando a característica identitária de diferenciação “são mais exclusivas, para mim andar toda a gente igual não fazia sentido”.
“Eu não vou usar só porque está na moda ou porque é tendência. Eu tenho de olhar para o meu corpo e para o meu estilo” – Tendo em conta as escolhas de moda da influencer digital, quais serão as 3 peças essenciais do seu guarda-roupa?
Satisfazemos a curiosidade em breve, na estreia da nova rúbrica do Tendências Online. Não percas: “As peças essenciais do guarda-roupa de … Luana Teixeira”.
Imagens: Instagram/@ALOIRAA . . À conversa com…LUANA TEIXEIRA – @ALOIRAA
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.