Desde que assumiu o cargo de diretora artística em 1997, Donatella Versace tem sido a força criativa por detrás do império Versace. Sob a sua liderança, a marca expandiu-se para além do vestuário de luxo, abrangendo acessórios, artigos de decoração e hotéis, estabelecendo-se como uma marca global de estilo de vida de luxo. Donatella é a definição de uma mulher trabalhadora poderosa na indústria da moda.
Como a mais nova dos irmãos Versace, Donatella partilhava um vínculo profundo com o seu irmão Gianni, o visionário por detrás da marca icónica. Gianni mudou-se para Milão em 1972 para iniciar a sua carreira no design e, um ano depois, Donatella mudou-se para Florença para estudar e tornar-se professora. No entanto, ela visitava frequentemente o seu irmão mais velho, observando e aprendendo com ele, seguindo logo os seus passos pelo seu amor, pelo design de moda.
Quando a marca de Gianni Versace ganhou vida, Donatella assumiu o cargo de vice-presidente. Entre 1978 e 1997, trabalhou ao lado do irmão, mas tinha as suas próprias responsabilidades e linhas, incluindo Young Versace e Versus. Em 1995, Gianni homenageou Donatella lançando um perfume Versace chamado Blonde, dedicado a ela.
Os dois continuaram a trabalhar lado a lado e a construir o império Versace até à trágica morte de Gianni, em 1997. Donatella assumiu naturalmente o papel de seu sucessor e deu continuidade ao legado da marca.
A primeira coleção da estilista italiana para o Atelier Versace na primavera/verão de 1998 colocou-a no mapa como uma estilista séria. Estreou-se numa passerelle transparente suspensa sobre a piscina do Hotel Ritz, em Paris, recebendo elogios imediatos de especialistas em moda. Desde então, a sua liderança tem mantido o Atelier Versace e as linhas de pronto-a-vestir na vanguarda da moda de luxo.
Como diretora artística e vice-presidente do conselho, Donatella supervisiona todos os aspetos da visão da Versace, desde as coleções de passerelle até ao crescimento global e à presença digital da marca.
Para além da moda, Donatella é uma filantropa ativa, patrocinando a Elton John AIDS Foundation e recebendo vários prémios, incluindo o Prémio Internacional CFDA em 2018 para Designer do Ano.
Continua a colaborar com as principais celebridades, criando looks icónicos para Britney Spears, Madonna, Kim Kardashian e muito mais, consolidando ainda mais a sua influência na moda e na cultura pop. Donatella continua a ser uma pioneira na indústria, defendendo o legado da Versace enquanto molda o seu futuro.