BIOGRAFIA – Falar de Andrej Pejic é sem dúvida falar de um dos nomes do momento, um rosto que não passa em absoluto despercebido para ninguém, visto que quem protagoniza estas imagens é um homem.
Com 19 anos, este modelo bósnio, apesar de criado na Austrália, converteu-se na autêntica revelação das passarelas encarnando o modelo andrógeno perfeito, de tal forma que desfilou tanto para colecções masculinas como femininas.
De mãe sérvia e pai croata, nasceu na Bósnia em 28 de Agosto de 1991, sendo que a sua família teve que fugir aquando da guerra dos Balcãs e refugiar-se em Melbourne (Austrália) quando ele tinha apenas oito anos.
Amante da moda desde muito cedo, começou o seu propósito de se integrar no mundo das passarelas quando tinha apenas 16 anos, o que fez em part-time durante algum tempo, dividindo o tempo com o seu principal trabalho num fastfood “McDonalds”. Ingressaria na agência australiana Chadwicks, a qual prontamente o informou que se quisesse triunfar como modelo masculino teria que frequentar um ginásio e ganhar massa muscular.
Andrej rejeitou essa possibilidade e com sucesso, uma vez que na altura essa falta de musculatura lhe permitiu desfilar também para colecções femininas e continuou a trabalhar na agência, a qual com o passar do tempo descobriu nessa androgeneidade de Andrej uma grande oportunidade. E foi assim que depois de alguns trabalhos para editoriais e publicidade de fraco nível, deu o grande salto com 18 anos participando na Semana de Moda de Sydney.
Ali atraiu os olhares de muitos “scouts” que logo em seguida viram em Andrej o modelo perfeito para desfilar nas grandes capitais da moda, como Paris e Londres.

Jean Paul Gaultier foi um dos seus grandes impulsionadores, uma vez que colocou Andrej na passarela parisiense em 2010. Muitos eram os curiosos que se interrogavam quem era aquela mulher loira e elegante que desfilava para Gaultier, mas a partir do momento que descobriram que era um homem, a sua popularidade subiu em flecha.
John Galliano, Paul Smith, Raf Simons, foram alguns dos estilistas que o cobiçaram para as suas colecções masculinas, sendo que paralelamente algumas publicações já falavam de Andrej Pejic como a próxima revolução nas passarelas, protagonizando inclusivamente editoriais para a Vogue Paris e Vogue Itália, pelas mãos de um dos maestros da arte andrógena, Steve Meisel. Esse jogo com a ambiguidade não fazia mais do que elevar a cotação do novo protagonista.
No entanto seria sem dúvida em 2011 quando o “boom Pejic” estourou definitivamente, e tudo graças á colecção feminina de alta-costura de Jean Paul Gaultier, onde Andrej Pejic aparece encerrando o desfile vestido de noiva perante o olhar atónito dos presentes.
Na actualidade podemos ver o modelo bósnio como imagem de várias campanhas, principalmente as de Marc Jacobs, em conjunto com Ginta Lapinta, a de Jean Paul Gaultier com Karolina Kurkova e ainda como imagem da Mango, promovendo a 4ª edição dos Fashion Awards.
Andrej Pejic parece assim que vai ser algo mais do que um simples boom, encarnando uma terceira via que, quem sabe, será o novo futuro da moda.