Anya Taylor-Joy: nasce uma musa da sétima arte
ACTRIZES – Anya Taylor-Joy é uma premiada atriz norte-americana, mais conhecida por interpretar Beth Harmon na minissérie, O Gambito da Rainha, onde conquistou o Globo de Ouro.
Nasceu em 16 de abril de 1996 em Miami, Flórida (Estados Unidos). Anya Taylor-Joy é uma actriz americana nascida em Miami de ascendência espanhola, argentina, inglesa e escocesa. Cresceu na Argentina, país sul-americano onde viveu os primeiros seis anos de vida antes de se mudar, sem saber inglês, para Londres.
Quando tinha ainda a tenra idade de quatorze anos, usou as suas economias para se mudar para Nova York. Na altura, foi uma decisão muito difícil, pois teve de deixar a escola para prosseguir o seu sonho como atriz.
Determinada tornar-se numa actriz, Anya foi a castings, um deles para “Maléfica” (2014), um filme protagonizado por Angelina Jolie. Não foi escolhida, indo o papel para Elle Fanning.
O sonho de se tornar atriz surgiu ainda jovem e só foi se tornar possível quando lhe foi oferecido um emprego para ser modelo.
Fez a sua estreia no cinema sem créditos aparecendo brevemente em “Vampire Academy (2014), um filme baseado num romance de Richelle Mead. Um ano depois, pode ser vista no videoclipe “Red Lips”, de Skrillex.
Robert Eggers escolheu-a após uma audição para protagonizar Thomasin “The Witch” (2015), um filme de terror pelo qual ela recebeu bastantes elogios no Festival de Cinema de Sundance e lançava a sua carreira de actriz.
Para além do cinema, Anya Taylor-Joy trabalhou na televisão aparecendo em séries como “Endeavour” ou “Atlantis”. Nesta última produção interpretou a personagem Cassandra. Ainda em 2015, converteu-se em Mani no telefilme de fantasia de aventuras “Viking Quest”.
Mas foi o seu sucesso em “The Witch”, Anya que lhe abriu portas para outros filmes, tais como o thriller sobre inteligência artificial “Morgan” (2016), participou em “Barry” (2016), biografia sobre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e foi dirigida por M. Night Shyamalan no thriller “Multiple” (2016), filme em que era sequestrada por James MacAvoy.
No ano seguinte, estrelou “The Secret of Marrowbone” (2017), estreia na direção de Sergio S. Sánchez, argumentista de alguns filmes de J. A. Bayona. No mesmo ano, dividiu o centro das atenções com Olivia Cooke em “Pura Sangre” (2017), uma mistura de humor negro e suspense em forma de novela, e protagonizou para a televisão “The Miniaturist” (2017), série com o ambiente da cidade de Amsterdão no século XVII, baseada num livro de Jessie Burton.
Em 2019 protagonizou “Glass” (2019), a sequência de “Múltiple”; e “Playmobil, The Movie” (2019).
Anya foi criada na Argentina até aos seis anos de idade, depois mudou-se para Londres, onde a sua família reside.
Em 2020, protagoniza o sucesso televisivo “Gambito de Dama” (2020), transmitido baseado num romance escrito por Walter Tevis também conhecido como “Gambito de Rainha” com Anya como uma jovem prodígio do xadrez dos anos 50 e 60 do século passado. Pela sua actuação, Anya recebeu um Globo de Ouro de melhor atriz principal na minissérie.
No mesmo ano estreou no cinema “The New Mutants” (2020), com Anya no papel de Illyana Rasputin / Magik; e “Emma”. (2020), adaptação do clássico homônimo literário de Jane Austen com a actriz de Miami no papel de Emma Woodhouse.