Artigo de Opinião | Maria João Carvalho
As roupas que vestes não te tornam menos merecedora de respeito, e está na hora de entender isso. Se alguém parece sexy, deve ser aplaudida, não julgada.
A censura da sensualidade
As redes sociais fizeram com que as críticas entre as mulheres aumentassem exponencialmente. Estas criaram-se como um espaço para que cada pessoa se pudesse expressar da maneira que quisesse.
Por isso, mulheres bonitas têm usado as plataformas para mostrar a sua sensualidade, e isso tem causado vários ataques. Os homens aproveitam para escrever comentários desnecessários, grosseiros e lascivos, e muitos para julgar as decisões de quem sai com pouca roupa.
Infelizmente, muitas mulheres não perderam a oportunidade de querer constranger quem faz upload deste tipo de conteúdo.
Desde críticas cruéis ao corpo que não é “perfeito”; são apontados defeitos, o que consideram «quilos extras», celulite ou simplesmente o que para eles é «imoral».
Crescemos com esta mensagem “as mulheres que se fazem respeitar valem mais”. Mas o que significa isso realmente? Que outras pessoas têm direito ao seu corpo simplesmente porque tu te estás a expressar através da roupa?
Os homens aproveitam para escrever comentários desnecessários, grosseiros e lascivos.
Claro que não, ninguém te pode desrespeitar mesmo estando nua. Devemo-nos concentrar mais nas pessoas que não entendem isso, do que naquelas que “deveriam saber como são os outros”, e evitar expressar-se livremente.
Estas publicações não te afetam.
Se há um post que não combina com a tua maneira de pensar, tudo bem. Mas não podes, portanto, atribuir o direito de apontar o que consideras defeitos.
As mulheres não são definidas pelas roupas que escolhem usar
Que uma mulher se expresse com ou sem roupa não afeta ninguém e ninguém deve pagar por isso fazendo alguém se sentir mal. Não importa se são figuras públicas ou simplesmente dos teus contatos pessoais.
Se não gostas ou isso te afeta pessoalmente de alguma forma, podes simplesmente deixar de seguir, bloquear ou até mesmo expressares-te de forma educada. Alguém que mostra mais pele não te convida a atacá-la ou desrespeitá-la de forma alguma.
Talvez já tenhas feito isso, talvez tenhas pensado que essas mulheres são menos de vez em quando. Tudo bem, é normal que tenhamos cometido esse erro no inicio porque foi assim a educação de milhões de nós; através das famílias ou do próprio entretenimento.
Alguém que mostra mais pele não te convida a atacá-la ou desrespeitá-la de forma alguma.
A beleza disso é que a vida não é a preto e branco. Se já erraste no passado, podes mudar, podes aprender com os erros e, acima de tudo, evoluir. Não há melhor maneira de corrigir o que fizemos no passado do que abrir as portas a novas formas de expressão.
As mulheres não são definidas pelas roupas que escolhem usar ou não usam ou pelo seu valor. Está na hora de entender isso!
Imagens: Instagram . . As mulheres não são definidas pelas roupas que escolhem usar
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.