Artigo de opinião | Joana Vidago
A minha conexão com a Barbie parece espiritual. Mesmo sendo uma mulher de 26 anos, ainda sentia o mesmo frio na barriga ao passar pelo corredor na estreia do filme que senti há uns anos atrás, quando era uma menina a brincar com uma nova boneca; da mesma forma que ainda sinto quando vejo a cor rosa.
Mas, como muitas pessoas, não me via na Barbie quando era jovem. Como alguém que usa cadeira de rodas, queria ver a Barbie à minha imagem. A Barbie era a imagem ideal de beleza na época, e isso não incluía corpos de diversidade nos anos 90. Eu ansiava por uma boneca que se parecesse comigo, mas na ausência dela, a Barbie exigia um pouco mais de imaginação.
Então, quando descobri que a Barbie estava a chegar aos cinemas, fiquei muito ansiosa para ver se a Barbie em cadeira de rodas teria o tempo de ecrã que ela – e aqueles de nós que nos vemos nela – merecem.
As meninas em cadeiras de rodas ao redor do mundo podem ver um pequeno pedaço de si mesmas neste filme
Muita gente não conhece a história da Barbie original em cadeira de rodas e como ela lutou para estar aqui. Em 1997 foi lançada a “Becky, amiga da Barbie, fotógrafa escolar”, coincidentemente o ano em que nasci. Ela não era uma versão da própria Barbie, mas outra personagem que era amiga da Barbie. Acho que eles não estavam prontos para ver a Barbie como uma mulher deficiente. Mas a boneca Becky teve a vida curta. Kjersti Johnson, uma menina com paralisia cerebral, percebeu que a cadeira de rodas de Becky não cabia no elevador da casa dos sonhos, então ela escreveu para a Mattel para perguntar se o elevador da casa dos sonhos poderia ser modificado para acomodar a cadeira de rodas de Becky. Depois de várias tentativas mal sucedidas de redesenho, descontinuaram a boneca. Na linha Barbie Fashionistas de 2019, a Barbie finalmente estava numa cadeira de rodas, oferecendo uma representação mais diversificada da beleza.
Os dias da Becky são uma representação típica de como as pessoas com deficiência são frequentemente retratadas nas redes sociais. As pessoas com deficiência raramente são apresentadas como padrão de beleza ideal e são frequentemente usadas como objetos de inspiração para fazer com que as pessoas sem deficiência se sintam melhor consigo mesmas. E embora a Becky tenha quebrado barreiras e seja importante para mim, também foi por isso que ver a própria Barbie numa cadeira de rodas foi tão revolucionário.
Na linha Barbie Fashionistas de 2019, a Barbie finalmente estava numa cadeira de rodas, oferecendo uma representação mais diversificada da beleza.
Sempre me identifiquei com a Barbie em cadeira de rodas porque, mesmo na “perfeição” da Barbieland, ela lutou para existir num espaço que a tentava apagar. Na verdade, escolhi o identificador de redes sociais @wheelchairbarbie quando tinha 12 anos, antes da Barbie estar realmente numa cadeira de rodas. Quando agora vejo a Barbie em cadeira de rodas nas lojas, o meu coração enche-se de alegria por todas as meninas deficientes que crescerão a ver mulheres bonitas na sua imagem, algo que significava o mundo para mim quando era criança.
Embora eu fosse muito pequena para ter a Becky antes dela ser descontinuada, a minha tia encontrou uma para mim e ela ainda vive na minha prateleira em perfeitas condições. Todos os dias, sou lembrada por ela que vale sempre a pena aparecer em lugares onde as pessoas não se parecem connosco, porque um dia alguém te vai ver lá e poderá imaginar-se lá também. Aparecer é uma rebelião silenciosa
Aparecer na estreia do filme da Barbie, esperava ver a mesma rebelião no ecrã.
Embora eu esperasse ver a Becky a fazer sua estreia no ecrã, ela não estava no filme. Fiquei, no entanto, em êxtase ao ver alguns momentos de uma Barbie em cadeira de rodas no ecrã. Eu também estava muito animada na festa depois de ver uma exibição que apresentava a Barbie em cadeira de rodas. Olhei para ela através do vidro no meu vestido rosa com um sorriso de orelha a orelha, ansiosa para que todas as pequenas Barbies em cadeira de rodas e em todo o mundo se vissem – mesmo que brevemente – neste filme.
Quando era menina, ver uma Barbie numa cadeira de rodas teria mudado o meu mundo. Estou muito feliz em saber que as meninas em cadeiras de rodas ao redor do mundo podem ver um pequeno pedaço de si mesmas neste filme e onde quer que elas queiram estar no mundo.
Barbie em cadeira de rodas é uma lição de vida…
Imagens: divulgação . . Barbie em cadeira de rodas é uma lição de vida
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.