Uma das rivalidades mais glamorosas da história da moda é o fio condutor da nova minissérie “The New Look”, protagonizada por Ben Mendelsohn, Juliette Binoche e Maisie Williams, esta última compartilhando uma imagem das filmagens no Instagram.
A série, produzida pela AppleTV e anunciada em fevereiro, ainda não tem data de lançamento, mas já está a dar muito o que falar devido ao seu elenco de estrelas, a sua temática empolgante e a promessa de elegância em abundância. Moda, drama e a Segunda Guerra Mundial no cenário sempre cativante de Paris. O que mais se pode pedir?
No Instagram, Williams, de 25 anos – que ficou conhecido pelo seu papel principal em Game of Thrones – revelou que tinha acabado de filmar na Cidade da Luz e compartilhou uma prévia promissora do que os espectadores poderão ver na série. Boas notícias: o guarda-roupa é tão imaculado quanto se poderia esperar.
Williams interpreta Catherine Dior, a irmã mais nova do designer, membro da resistência francesa e inspiração para a sua fragrância Miss Dior. Por sua vez, Mendelsohn e Binoche interpretam os papéis de Christian Dior e Coco Chanel, respectivamente. Emily Mortimer interpretará Eva Colozzi, amiga e musa de Chanel, enquanto Claes Bang interpretará Hans Von Dincklage, um oficial da inteligência alemã encarregado de seduzir e espionar as mulheres da alta sociedade parisiense.
Ainda não sabemos os detalhes exactos da trama, mas o título da minissérie dá-nos uma pista. Em fevereiro de 1947, Dior irrompeu no mundo da moda com o New Look, as suas saias longas esvoaçantes, cinturas com espartilhos e metros e metros de tecido, que trouxeram uma lufada de ar fresco a um mundo sedento de glamour após o racionamento da guerra. Naquele outono celebrou-se um grande desfile no Reino Unido, seguido por um desfile secreto na residência do embaixador francês para a então princesa Elizabeth e a sua irmã Margarida, que mais tarde encomendou o seu vestido para a sua estreia na casa de moda francesa.
No entanto, embora muitos tenham ficado cativados por essa revelação no mundo da moda, Coco Chanel não se intimidou e parece ter dito: “Olha que ridículas essas mulheres que vestem roupas de homem que não conhecem mulheres, que nunca tiveram nenhuma e sonha com o ser”. Assim começou a rivalidade entre duas das empresas mais importantes do mundo da moda. Noutra ocasião, ele também parece ter dito: “Dior não veste mulheres, ele estofa-as”.

Não está claro qual o papel que Coco Chanel desempenhará na série, já que ela se mudou para a Suíça vários anos após a guerra, mas os produtores da série podem querer abordar a questão dos seus laços com o partido nazi, dado o contexto. Também podem fazer um ‘Quem é Quem’ dos estilistas famosos contemporâneos da Dior, como Cristóbal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Pierre Cardin e Yves Saint Laurent.
Nas fotos da filmagem, podemos ver Williams vestido de luto, sugerindo que poderia ser sobre a morte repentina e inesperada de Dior devido a um ataque cardíaco em 1957.
A personagem de Catherine Dior merece outra minissérie à parte: ela foi presa pela Gestapo em 1944 e levada para um campo de concentração. Após a sua libertação, foi condecorada com a Medalha do Rei por Valor na Causa da Liberdade pela Grã-Bretanha.