Como impulsionares o teu negócio de moda com presença online
COLUNA – A moda é uma grande indústria que continua em crescimento; Empreendedores focados neste campo têm que competir com pessoas de todo o mundo.
Portugal testemunhou momentos emocionantes durante as edições mais recentes da ModaLisboa e Portugal Fashion. Designers, editores, jornalistas, bloggers, empresários e fashionistas Portugal reuniram-se durante para celebrar a criatividade de uma indústria que continua a crescer no nosso país.
Segundo uma pesquisa realizada pela The Business of Fashion e pela McKinsey & Company, a indústria global da moda está avaliada em aproximadamente 2,4 biliões de dólares. Se fosse classificado em termos de PIB, representaria a sétima maior economia do mundo. Como impulsionares o teu negócio de moda com presença online
É claro que a moda é uma grande indústria e que ainda está em crescimento; empreendedores focados neste campo têm que competir com pessoas de todo o mundo. Além disso, actualmente, a indústria da moda tem sido influenciada pelo comércio electrónico, pela necessidade de ter uma forte presença digital e de estar constantemente online bem como presente nas redes sociais fortes e criativas.
Existem diferentes exemplos de como uma presença online pode ajudar empreendedores focados na indústria da moda a alcançar o sucesso. Ouvimos casos de peças e acessórios usados por celebridades, membros da realeza ou influencers, que se vendem online, como pão quente, depois de ganhar notoriedade na Internet.
Se és um (ou uma) empreendedor de moda que procura a melhor maneira de construir a sua marca e expandir os seus negócios, provavelmente deverás considerar o desenvolvimento de um site e uma presença online. Aqui estão algumas sugestões para te ajudar a começar:
1. Escolhe e regista um nome de domínio e considera o teu espaço na Internet
O primeiro passo é encontrar um nome de domínio que corresponda à tua ideia de negócio. Esta será a base sobre a qual construirás a tua presença online, por isso é importante que encontres um nome de domínio que reflicta a essência do teu negócio, com um nome atraente e fácil de soletrar, para que seja mais fácil encontrá-lo através dos motores de busca.
2. Constrói o teu site Como impulsionares o teu negócio de moda com presença online
Se estás a começar a tua própria linha de moda, a desenvolver um blog ou a fornecer serviços especializados para esta indústria, o primeiro passo é construir um site esteticamente atraente. A moda é cheia de criatividade; Certifica-te de criar um site com impacto visual com fotografias da mais alta qualidade. Cada uma das tuas criações tem a sua própria história para contar; Usa material visual e imagens para mostrar os teus produtos.
• Considera vender online: se quiseres vender roupas, acessórios ou calçado, talvez queiras vender os teus produtos online. Agora, mais do que nunca, a moda é uma indústria global e as tendências transcendem as fronteiras. Portanto, adicionar uma loja online ao teu website é uma boa maneira de aumentar a tua marca. Não te esqueças que antes de dar esse passo, deves considerar o gerenciamento de stock, pedidos, devoluções e toda a logística envolvida no comércio electrónico.
• Mantém os teus fãs, leitores e clientes informados: na indústria da moda, deves ser a primeira a propor uma nova tendência e compartilhá-la com outras pessoas. Manteres os teus clientes informados sobre as últimas propostas de moda ajudará a desenvolver-te lealdade e interesse. O e-mail marketing é uma maneira fácil e acessível para estares em contacto com os teus seguidores, compartilhar notícias, ofertas especiais e o catálogo mais recente ou folheto de alto impacto que criaste.
• As redes sociais são tuas amigas: adicionar redes sociais à tua presença online é particularmente importante para uma indústria que depende, em grande parte, do apelo visual e estético dos produtos oferecidos. O Instagram, Facebook e Pinterest, são exemplos de plataformas que deves considerar.
Estabelecer a tua presença online é um passo fundamental para que todos os empreendedores – seja na indústria da moda ou qualquer outro – tenham acesso a um número maior de clientes em potencial em Portugal, ou a nível global, para ajudar a tua empresa a crescer.
Pedro O. Castro