Opinião | Adriana Castro
O ano novo é um momento para começar de novo, definir metas para o que está por vir e deixar o passado para trás. Isso pode ser relacionado à carreira, saúde ou finanças, mas é sempre divertido sonhar e encontrar maneiras de melhorar. Também gosto de aproveitar esta época do ano para anotar o que mais aprecio: família, entes queridos, boa saúde, sucesso na carreira. Mas alguém esperaria que um penteado fizesse parte desta lista? Pode parecer ridículo, mas posso dizer honestamente que rapar o cabelo há 11 anos foi uma das melhores decisões que já tomei.
Recentemente, Doja Cat, Blac Chyna, Dixie D’Amelio e Maisie Williams raparam o cabelo e estão a adorar o novo visual ousado. Isso não quer dizer que alguêm deva seguir uma tendência simplesmente porque as celebridades estão a fazer isso. Mas talvez ao ver a sua confiança a transbordar depois de rapar o cabelo vos faça interrogar se essa confiança é um efeito colateral ou se simplesmente vocês deveriam apenas rapar todo o cabelo também.
Vocês devem! Que melhor maneira de dar a vocês mesmas o presente da renovação e um novo começo do que fazer uma alteração especialmente “cool” na aparência (lembrem-se, é apenas cabelo) que afetará a vossa vida de maneiras que nunca imaginaram ser possível.
Ainda não estão convencidas? Abaixo estão cinco razões pelas quais ficariam feliz por ter rapado o cabelo.
Economia de tempo
Depois de rapar o cabelo, instantaneamente recuperarão horas todos os dias. Fico muito mais realizada por não ter que me preocupar mais em arranjar o meu cabelo. Às vezes podemo-nos esquecer quanto tempo é gasto a pentear e mater perfeito o nosso cabelo. Admito que sou um pouco obcecada por eficiência e por ser minimalista, e o meu cabelo era o principal culpado por estar constantemente atrasada para praticamente tudo. Rapar o meu cabelo permitiu-me focar e fazer mais coisas que gosto de fazer, coisas que não tinha tempo ou chance de fazer antes. Os meus hobbies e interesses expandiram-se, desenvolvi novos talentos e a minha produtividade aumentou tremendamente.
Economizam muito dinheiro
Como resultado de rapar o meu cabelo, economizei milhares de euros por ano. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas não é. Tenho o luxo de rapar o meu próprio cabelo e não pagar por idas ao cabeleireiro, perucas, tramas ou outros acessórios para penteados. O custo desses itens realmente aumenta, esvaziando lentamente a nossa carteira de maneiras que nem imaginam.
Terão instantaneamente um aumento de confiança
Todas nós podemos ter um impulso extra de confiança nas nossas vidas diárias – e é isso que podem esperar quando rapam todo o cabelo. As mulheres admitiram-me que não acham que podem rapar o cabelo por causa do seu formato, o que é um equívoco comum, ou sofrem de queda de cabelo e preferem-no cobrir com uma peruca. Mas depois que rapam o caelo, o que acaba por acontecer é uma onda instantânea e fortalecedora de boa dose de confiança. Parece um bom efeito colateral, certo? Tanto novo apreço pelos nossos lábios, olhos, maçãs do rosto, mandíbula – vocês tem a vossa cabeça rapada para agradecer por isso!
O jogo de moda e acessórios é elevado
Quem sabia que uma cabeça rapada era exatamente o que precisavam para levar o jogo de moda e acessórios ao próximo nível? Rapar o cabelo pode ser considerado um grande risco, mas depois de fazer isso, vocês acabam por se aventurar mais na forma de expressão. Depois de rapar a cabeça, pintei-a imediatamente de loiro platinado; vermelho azul; até tive um rabo de rato num ponto. Basta olhar para Doja Cat: ela não estava a fazer a sua agora infame arte de sobrancelhas ou maquilhagem tribal antes, quando tinha cabelo. Desenvolvemos novos looks e truques de beleza sem os quais não podemos viver. Por exemplo, não saio de casa sem as minhas argolas, óculos de sol grandes e designs de Lauren Bagliore que me fazem sentir como uma estrela dos filmes Matrix.
Sentem-se libertadas e uma sensação de alívio
Como mulheres, fomos ensinadas a acreditar que o cabelo comprido é igual à verdadeira beleza e como somos femininas. É essa obsessão perturbadora que deu à cabeça rapada e à calvície uma reputação tão má. Então, quando rapas o cabelo, estás essencialmente a rejeitar esses padrões misóginos e reescrevendo os termos do que a beleza significa para ti.
Sempre me senti mais sexy e mais confiante como uma mulher com a cabeça rapada, o que explica por que não uso cabelo há mais de uma década. É literalmente um peso tirado dos nossos ombros e sentimo-nos libertadas porque não está mais na caixa em que foi colocado pela sociedade e por homens frágeis e inseguros.
Como mulheres, fomos ensinadas a acreditar que o cabelo comprido é igual à verdadeira beleza
Eu podia continuar a falar sobre os benefícios de rapar o cabelo. Mas se economizarem dinheiro, tempo, construir confiança, parecer dura 24 horas por dia, 7 dias por semana e deixar de lado os padrões de beleza assustadores vos soam bem, então peguem numa tesoura! Não deixem que o vosso cabelo vos atrapalhe neste novo ano. Quando rapares a cabeça, não só não existe um dia de “bad hair day”, como também é uma resolução de ano novo que podes cumprir com muita facilidade.
Devo rapar o cabelo? Sim. Com estilo.
Imagens: divulgação . . Devo rapar o cabelo? Sim, e por 5 boas razões
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.