Artigo de opinião | Paulo Costa
Já sei que ao ver o título do post, a mulher pode pensar que esta questão tem uma resposta fácil – é necessário cortar o cabelo mensalmente.
No entanto, nem todas pensam da mesma forma, sendo que neste campo as opiniões divergem. E muito. É curioso, por exemplo, como as pessoas fazem uma ou outra avaliação de acordo com a sua idade. Analisadas todas as opiniões, parece que a maioria das mulheres acredita que não deve gastar muito tempo com o cabelo, que há coisas muito mais importantes em que pensar. Ao contrário, quando inquiridas, a maioria alarma-se com a ideia de cortar qualquer milímetro.
Mas esquecem-se de algo muito importante: o empoderamento feminino também tem a ver com o cabelo da mulher. Sim, não se enganem: o tamanho e o estilo dos fios do cabelo não são apenas uma questão de gosto, mas podem servir como libertação de padrões estéticos extremamente relacionados à sociedade machista. Especialmente quando falamos do corte curto.

Mas a realidade é esta: o cenário a que assisto com frequência: não cortar o cabelo nunca/quanto maior, melhor. Não é uma piada. E quando a mulher vai para a piscina aquecida e quer colocar a touca, acaso colocam um saco de lixo na cabeça?
Não tratar do cabelo é um sintoma de negligência, falta de higiene, o com o tempo pode proporcionar um bom habitat aos piolhos, lêndeas, etc.
Adoro as mulheres que deixam crescer o cabelo, mas… Tudo com peso e medida! Não têm um espelho quando, por vezes, e PRINCIPALMENTE, com o uso frequente da prancha, o cabelo cai (literalmente) com uma simples passagem ao compor o penteado com os dedos?
Falta-lhes a noção de que, muitas vezes, um bom corte adequado ao rosto apenas a vai favorecer. Mas não! Cortar o cabelo? Esse tão precioso pedaço que faz parte da nossa vida?
Com o uso frequente da prancha, o cabelo cai (literalmente) com uma simples passagem
Cada vez que cortamos o cabelo, este fica mais forte, as pontas regeneram-se, a raiz tem de fazer menos esforço ao ter que suportar menos peso. É imprescindível.
Além destas opiniões, existem alguns especialistas em estética e imagem pessoal, que recomendam nos seus blogs cortar o cabelo ao máximo. A mulher deve fazer penteados diferentes. Eles são a única maneira de alcançar o máximo de beleza que o cabelo nos pode oferecer.
Ah! E não esquecer: existem sempre as extensões…
Imagens: divulgação . . O eterno dilema: cortar ou não o cabelo?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.