Giorgio Armani, o estilista que nasceu com o estilo no sangue
-
Estudou Medicina durante três anos na Universidade de Milão
-
Em 1974 fundou a sua empresa com a ajuda do arquiteto Sergio Galeotti
-
Tornou-se numa das empresas favoritas de Hollywood
ESTILISTAS – Conhecido mundialmente pelos seus fatos escuros, de linhas sóbrias e tecidos de excelente qualidade, Giorgio Armani é um dos mais importantes designers italianos de toda uma década e o empresário que marcou os passos da estética e da moda no final do século XX.
Armani nasceu na cidade de Piacenza, no norte da Itália e perto de Milão, em 1934. Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando tinha apenas cinco anos, mudou-se para viver com toda a família numa vila próxima da região. A sua paixão pelo corpo humano sempre esteve latente, por isso, quando teve idade para escolher uma carreira, iniciou os seus estudos de medicina na Universidade de Milão, onde permaneceu durante três anos, até em 1957 cumprir o serviço militar.
Quando regressou, passou a trabalhar como vitrinista e vendedor na La Rinascente, uma das lojas mais elegantes do país na época. Depois de passar temporadas e adquirir conhecimentos sobre o sector da moda, passou a trabalhar como designer para a Nino Cerruti e, anos depois, em 1974, abriu a sua própria firma com a ajuda do seu sócio, o arquiteto Sergio Galeotti.
O sucesso da Armani foi rápido graças às suas apostas renovadas no guarda-roupa masculino, como o fato desestruturado. E o facto é que o estilista trouxe leveza e feminilidade à alfaiataria masculina e aos uniformes de trabalho, que passaram a ser pautados por cortes e linhas reforçadas e espartilhos.
Apesar de no primeiro ano ter desenhado apenas moda masculina, a chegada da sua irmã Rosanna à empresa levou à abertura de novas linhas de negócios, e Armani também passou a desenhar coleções para mulheres. Nestas, a estética andrógena foi a protagonista, uma vez que não visa evidenciar as formas femininas, mas antes conseguir a estilização da verticalidade da mão.
A popularidade da marca foi tão rápida que Armani se tornou numa das marcas favoritas em Hollywood, e os seus designs puderam ser vistos em filmes como American Gigolo ou Phenomena. Facto que lhe deu o impulso necessário para romper e ter sucesso no mercado norte-americano, já que muitos actores e directores de cinema se tornaram os pioneiros da marca.
Armani, que foi escolhido 37 anos após fundar a sua marca como o designer italiano de maior sucesso comercial pela revista Forbes (estimando a sua fortuna em 9,8 biliões de dólares), conseguiu-se adaptar aos tempos e chegar a todos os públicos. Actualmente, a empresa possui mais de 350 lojas em todo o mundo e compradores de todas as idades e poder aquisitivo, graças às suas coleções Armani Privé e Armani Jeans.