Os influencers do Instagram são um tema quente nas notícias atualmente, especialmente com as últimas mudanças na plataforma. O mundo interroga-se sobre como o típico influencer sobreviverá à plataforma escondendo “likes” ou posts de produtos para perda de peso e cirurgia estética de jovens seguidores, e até mesmo interrogando-se se são uma adição positiva ou negativa no Instagram.
A Retrospectiva Moda não poderia perder a oportunidade de saber como é realmente o mundo do marketing de um influencer – e o que significa destacar-se na multidão com autenticidade radical.
É por isso que nos sentamos para uma entrevista com a influenciadora Luana Teixeira para falar sobre o desenvolvimento de uma marca pessoal, como alcançar o sucesso no Instagram – e como é realmente a vida como influenciadora no Instagram.
Posto isto, se já se inquiriram sobre como entrar no mundo do marketing dos influencers ou como obter visibilidade, tráfego e talvez até algumas colaborações, mergulhem nesta entrevista!
RT: Como e quando surgiu o teu interesse pela moda?
LT: O meu interesse pela moda surgiu desde cedo, acredito que por volta dos 5/6 anos eu já adorava roupa, adorava que a minha mãe me vestisse toda a condizer, adorava ser fotografada. Por isso, acredito que realmente a moda está presente na minha vida desde cedo.
Cheguei a fazer ensaios fotográficos quando era criança e mais tarde em adulta. Também participei em desfiles de moda e eventos relacionados com o tema.
Sendo que, ao longo dos anos, sempre fui conhecida pelo meu estilo irreverente e nem sempre compreendido. Isto porque eu sempre vi na moda uma possibilidade de expressar os meus sentimentos e ideais.
RT: Como começaste como influencer no Instagram?
LT: Em 2019 quando andava na universidade a estudar Jornalismo, visto que adorava comunicar e acabava por consumir algum conteúdo no Instagram relacionado com o tema, foi aí que me deparei com um casting. Era um casting onde seríamos avaliados em vários fatores, como o nosso à-vontade a falar com o público e a nossa capacidade de criarmos vídeos em frente a uma câmara de diversos temas.
Fui a Lisboa e, depois de muitas fases de casting, acabei por entrar no programa, que era gravado lá. Depois disso, lembro-me que comecei a aumentar o meu público no Instagram, desde então, visto que acabei por colocar o perfil público, o que me fez chegar a mais gente.
Por incrível que possa parecer, a minha primeira parceria acabou por ser com uma marca de maquilhagem, a Mac Cosmetics de Espanha e não de roupa, como eu esperava que acontecesse inicialmente.
Era tudo novo para mim, mas acredito que nada acontece por acaso. E atualmente, além de ser formada em Jornalismo, Coloração Pessoal e Consultoria de Imagem e Estilo, sou também Maquilhadora Profissional.
RT: Foi difícil para ti entrar num espaço já estabelecido no Instagram como uma nova influencer?
LT: Na altura, isto em 2019, ainda não havia essa perceção tão grande do conceito de “influencer”. Por isso, penso que tudo foi ocorrendo de forma mais natural, sem pressão (pelo menos numa fase inicial), visto que eu mesma não sabia ao certo, aquilo que poderia esperar da plataforma e os frutos que poderiam derivar futuramente de um trabalho contínuo na área.
RT: Sabemos que tens uma paixão pela cor rosa. O que constitui um ótimo outfit, na tua opinião?
LT: A paixão por cor-de-rosa é algo que me tem acompanhado ao longo de vários anos, inclusive tenho uma tradição, de utilizar em todos os meus aniversários essa cor no meu outfit. Acredito e sei que cada cor transmite uma mensagem, acabei por estudar um pouco de psicologia das cores. E nesse sentido, o rosa transmite muita feminilidade, delicadeza, romantismo e afeto, no fundo um pouco das características que fazem parte de mim.
As cores têm um papel fundamental na nossa vida, sempre tive essa perspetiva. Por isso mesmo, quando percebi que me podia especializar no tema, tirei formação em Coloração Pessoal. E foi assim que comecei a mudar vidas através da cor.
Mais tarde, surgiu a Consultoria de Imagem e mais uma oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos numa área da moda novamente, podendo trazer novos serviços para as minhas clientes e transformar cada vez mais vidas através do meu saber no tema.
Um bom outfit, é aquele que acima de tudo a pessoa se sente bem e segura de si mesma quando o usa, ou seja, a sua autoestima é elevada a um patamar em que a própria roupa, deixa de o ser, transformando-se num gatilho de confiança.
RT: Qual é o teu item básico “must” no guarda-roupa?
LT: Blazers, sem dúvida. Considero-os versáteis, elegantes, fáceis de usar e ajustar em qualquer ocasião e estilo.
RT: Qual é o teu lugar para estar? O lugar onde vais para recarregar as energias?
LT: O ginásio (Fitness Up), por vezes, torna-se num bom lugar, onde consigo colocar a música que mais gosto, em que ninguém mais a estará a ouvir, correr, sentir a adrenalina, libertar a mente e acima de tudo, recarregar as energias.
No entanto, o meu lugar para estar, será sempre aquele onde me sinto em casa, me sinto bem e feliz. Com a minha família, com aqueles que amo e com os meus animais, será sempre um lugar onde quero estar.
Qual é o grau de responsabilidade que achas que os influencers têm para garantir que sejam honestos e transparentes com o seu público? Deveriam ser responsáveis pelos efeitos que os seus feeds sociais têm sobre o teu público?
O grau de responsabilidade de um influencer acaba por ser grande, visto que lidamos todos os dias com pessoas e sabemos que lidar com pessoas, engloba muitos fatores que nem sempre são considerados fáceis.
Por isso mesmo, é de extrema importância, ponderarmos acerca daquilo que vai ser dito e como vai ser dito. Isto é, pensarmos na mensagem que a pessoa irá receber ao ver determinado storie ou post.
No entanto, acredito que cada pessoa deve dizer a si mesma aquilo que quer ou não para si, dessa forma acabando por tentar filtrar da melhor maneira aquilo que consome nas redes sociais.
RT: Falando em seguidores, tens seguidores realmente fiéis no Instagram. Como construíste essa lealdade?
LT: A lealdade cria-se com honestidade, humildade e claro, transparência. Nunca quis transmitir algo que não era real, não era a minha vida na realidade. E isso, acho que faz com que haja o fator identificação por parte das pessoas que estão do outro lado e me acompanham.
Lembro-me de uma vez uma seguidora me enviar uma mensagem e dizer: ”Gosto de te acompanhar porque és real. Se hoje estás a jantar fora num restaurante incrível e partilhas com os teus seguidores, amanhã podes estar perfeitamente em casa a fazer um ovo estrelado e realizares essa mesma partilha. Isso diz muito daquilo que tu és.”
E claro, são sempre palavras que nos marcam e nos fazem querer continuar a nossa jornada e a mantermo-nos fiéis aquilo que somos.
RT: O que tens a dizer para as pessoas que estão a tentar ganhar seguidores nas redes sociais?
LT: Tudo é um processo. Por vezes lento, por vezes rápido, mas sempre contínuo, se assim o quiseres. Por isso, vive cada dia com calma e dá sempre o teu melhor. Cada dia será sempre uma nova oportunidade de realizares o teu objetivo.
E claro, a consistência será uma das chaves, que eu considero fulcral nesta área.
RT: Alguma outra palavra de sabedoria para compartilhar sobre como valorizar o tempo no Instagram?
LT: O consumo das redes sociais deve ser moderado, como tudo na vida. Esse será sempre o pensamento a seguir para que não haja sequelas.
RT: Incrível. Isto é fantástico. Tens alguma outra coisa que queiras adicionar ou partilhar com todos
LT: Sim.
O sonho é o limite, lembrem-se disso. Será sempre o meu lema de vida e gostava que refletissem um pouco.
E já sabem, se quiserem melhorar a vossa autoestima, a vossa imagem e descobrirem a vossa melhor versão, podem fazê-lo através do agendamento da Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal pelo Instagram @luanatconsultora
O que irás aprender na Coloração Pessoal:
• As cores que mais favorecem a nível de roupa;
• As cores de acessórios que se enquadram melhor;
• As cores de maquilhagem mais adequadas para as características;
• As cores de cabelo mais aconselháveis.
O que irás aprender na Consultoria de Imagem:
• Conhecer o biótipo (tipo de corpo), percebendo assim a morfologia corporal e através das escolhas adequadas de roupa potenciar as características físicas;
• Perceber o seu estilo pessoal (entre os 7 estilos universais que existem) e fazer com que use isso a favor tendo assim a possibilidade de criar outfits para o dia a dia com mais facilidade.
Para todas as futuras noivas deixo aqui a anotação de um dos meus serviços mais recentes, Consultoria de Imagem para Noivas, sendo que sou a primeira pessoa com esta especialização a estar presente num site de noivas em Portugal.
O que irás aprender na Consultoria de Imagem para Noivas:
• O tom de branco ideal (ou outro tom, se for o caso) para as características;
• O tom adequado de acessórios;
• O modelo de vestido que se enquadra com o biótipo (tipo de corpo);
• O modelo de sapatos que mais favorece;
• Qual é a maquilhagem que combina com o contexto do casamento e que realça a beleza natural;
• O penteado que mais favorece a morfologia facial (tipo de rosto).
• O ramo mais indicado de acordo com o tema do casamento.