Se existe uma actriz que representa o glamour e o mito de Hollywood, sem dúvida é Marilyn Monroe. Ícone indiscutível do mundo do cinema, da moda e da cultura popular do século 20, a estrela de Marilyn continua viva sessenta anos após a sua trágica morte, em 4 de agosto de 1962, que chocou o mundo.
A sua vida, os seus amantes, os seus vestidos e, claro, os seus filmes continuam a despertar grandes paixões. Hoje em dia, todos os olhos estão em Blonde, a cinebiografia da Netflix dirigida por Andrew Dominik, produzida por Brad Pitt e protagonizada por uma magnífica Ana de Armas.
‘Blonde’
O que podemos encontrar neste filme? E mais: quem vamos conhecer nesta história?
‘Blonde’ segue os acontecimentos mais importantes da vida de Norma Jeane, a pessoa, e contrasta-os com os momentos mais críticos da actriz Marilyn Monroe. Assim, ao mesmo tempo que vemos uma representação da esplêndida Marilyn, protagonista de tantas imagens icónicas que ainda hoje percorrem o mundo, o filme também nos tenta mostrar o lado menos brilhante da sua vida, com muitas cenas sombrias e caóticas.
Aqui, em Tendências Online, compilamos informação que nos ajudasse a relembrar alguns detalhes da vida dessa lenda do cinema, que continua impactando até hoje.
De Norma Jeane a Marilyn Monroe
Quem não conhece o nome de Marilyn Monroe? Seria raro encontrar alguém que não o tivesse ouvido uma vez na vida. O que pode passar despercebido é que em 1º de junho de 1926, em Los Angeles, Califórnia, nasceu Norma Jeane Mortenson, que mais tarde daria vida à eterna loira que todos reverenciamos. Mas o seu nome não foi a única coisa que mudou para fazer seu caminho em Hollywood: o seu penteado, origem e história foram transformados para moldar a figura de Marilyn Monroe.
Como alguns de vocês já sabem, Marilyn foi casada três vezes. A primeira com um amigo de infância, James Dougherty. Depois viria o casamento com o famoso jogador de beisebol Joe DiMaggio e, por fim, a complexa relação com o dramaturgo Arthur Miller. Foi justamente Miller quem lhe escreveu o romance Vidas Rebeldes, focando a sua protagonista Roslyn na própria Marilyn para que mais tarde ela fizesse o papel no filme de John Huston.
Lançado em 1961, The Misfits foi o último filme concluído pela atriz.
Este filme culminou numa breve filmografia, mas repleta de grandes clássicos. Niagara, Os homens preferem as loiras, O pecado mora ao lado são apenas alguns dos títulos que contribuíram para alimentar o mito de Marilyn. Um mito que se tornou um ícone sexual e frequentemente associado ao estereótipo da “loira burra”. Nada está mais longe da realidade. Aliás, isso fazia parte da personagem que Norma havia inventado para si e que acabou por a consumir. Uma actriz que transformou a sua vida numa eterna encenação. A vida de qualquer pessoa tem milhares de arestas desconhecidas e inexploradas, ainda mais se estivermos falando de uma figura tão incompreendida e maltratada pela fama quanto Marilyn Monroe.
As fotos quase desconhecidas
Marilyn Monroe não era estranha a fotos, mas a maioria das pessoas nunca a viu em privado. São muitas as imagens dela, afinal é um dos rostos mais populares da história do entretenimento. Mas hoje decidimos oferecer aos nossos leitores um deleite visual, reunindo algumas fotos da actriz que não são tão conhecidas. Aqui podem ver fotos da sereia a relaxar em casa, a experimentar looks e a perder-se num livro. Esperamos que gostes de as ver tanto quanto nós gostamos de as descobrir.
Com o seu então marido, Joe DiMaggio, num jogo dos Yankees em 11 de abril de 1961
No set de filmagem com Tony Curtis em 1958
Experimentando um biquíni, em agosto de 1960
Sentada no Primer Festival Internacional de Cinema da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood a 26 de janeiro de 1952
Abraçando o então marido, o escritor Arthur Miller, em 1956
Avaliação de um outfit, março de 1955
Por volta de 1941, quando Monroe ainda se chamava Norma Jean Baker
Assinando um autógrafo para um militar dos EUA na Coreia, em fevereiro de 1954
O dono do restaurante de Ciro, Herman Hover, ajuda Monroe a vestir o casaco em 1957
Numa festa para a imprensa realizada em sua casa a 3 de março de 1956
Monroe relaxa num restaurante de Nova York em março de 1955
Desfrutando de um dos seus passatempos favoritos, em Los Angeles, agosto de 1950
Imagens: divulgação . . Marilyn Monroe: para além do mito de Hollywood
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.