OPINIÃO | Cristiana F. Pereira
A importância do cabelo para o corpo humano é tamanha que tem sido uma forma de caracterizar tendências, modas e perfis ao longo da história, ou simplesmente, de dizer ao mundo quem somos.
Atualmente, e em muitas culturas em redor do mundo, o cabelo tem-se limitado a estereótipos e cânones de beleza, classificando a sua identidade para aspetos determinantes como loiro, preto, liso; condicionando a versatilidade e expressão de mulheres e homens para projetar a sua personalidade através dos seus cabelos.
Portanto, uma ferramenta para o empoderamento de mulheres e homens tem sido usar o cabelo de uma forma que defina não só a aparência física, mas também a identidade, por meio de penteados, cores e estilos. De acordo com uma pesquisa do Travelodge com 2.000 mulheres britânicas, foi revelado que metade considera que a sua força interior está no cabelo, e 67% delas poderiam arruinar uma entrevista de emprego se se sentissem mal com a aparência dos seus cabelos.
Um mau dia com o cabelo pode fazer com que as mulheres se sintam tímidas, inseguras e ainda mais nervosas.
Um estudo apresentado pela Yale and Pantene University, liderado pela psicóloga Marianne LaFrance, concluiu que um mau dia com o cabelo pode fazer com que as mulheres se sintam tímidas, inseguras e ainda mais nervosas. Nas palavras do psicólogo LaFrance: “Descobrimos que o cabelo é muito importante em termos de implicações sociológicas. Um good hair day deixa as pessoas mais confiantes, mais sociáveis e com melhor estado de espírito em geral”.
O cabelo tem uma relação especial com os níveis de autoestima, gera detalhes positivos que se traduzem em segurança, produtividade ou felicidade, sendo um fator determinante no bem-estar emocional das pessoas. É válido destacar a frequência com que o arranjamos, tratamos e cuidamos dele, visto que é um aspeto físico visível que reflete a personalidade, mas, acima de tudo, uma forma de expressão do ser humano.
A sintonia do cabelo deve estar com os sonhos que o movem e não com os cânones da beleza e da elegância.
O cabelo é uma fonte para mostrar a diversidade da sociedade, se partirmos do clichê de que “cada pessoa é um novo universo”, cada forma de mostrar o cabelo é uma oportunidade de contar uma grande história. Aceitar o tipo de cabelo que você tem e o estilo que você gosta é a forma perfeita de divulgar a sua liberdade, a sua identidade e mostrar quem você é, um movimento que inclui beleza e estilo em novas cores, formas rebeldes e cortes assimétricos que se complementam com um sorriso poderoso e confiante.
São inúmeras as tendências, mas você tem que encontrar aquela que melhor se adapta ao seu cabelo e estilo, que, apoiada nos cuidados e produtos adequados, ajude a comunicar o que você quer dizer e expressar. Em suma, a sintonia do cabelo deve estar com os sonhos que o movem e não com os cânones da beleza e da elegância ou os estereótipos que a sociedade e as culturas muitas vezes impõem.
O meu cabelo, o meu estilo, a minha personalidade…São meus.
Imagens: divulgação . . O meu cabelo, o meu estilo, a minha personalidade
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.