Artigo de opinião | Cristina P. Matos
Neste ano de 2023 tudo indica que a tendência Barbiecore estará mais na moda do que nunca. Acima de tudo, pela estreia do filme da Barbie com Margot Robbie dando vida à famosa boneca Mattel. Não foram divulgados muitos detalhes sobre isso, mas o que podemos ter a certeza é que a personagem não terá filhos nem estará em estado de graça. Porque temos tanta certeza? Porque se envolveu nas redes sobre a existência ou não de uma Barbie grávida e as pessoas parecem não concordar apesar do facto de haver uma resposta para o mistério?
Para quem tem ainda algum uso da razão, nos anos noventa e início dos dois mil, é provável que e lembrem de ser anunciado – ou na prateleira da loja de brinquedos –, uma boneca Barbie com uma barriga que fechava e abria com um bebé dentro. Eu estou incluida. No entanto, já sabemos que a memória só é confiável até certo ponto e, neste caso, está a falhar porque a Mattel se recusa a engravidar a Barbie.
Até a loira chegar ao mercado, as únicas bonecas com as quais as meninas podiam brincar eram bebés
Embora, nas últimas décadas, esta boneca tenha sido questionada pelos inatingíveis padrões de beleza que transmite (na verdade, seria literalmente impossível encontrar uma mulher na vida real com estas medidas), a verdade é que a aparência da Barbie poderia ser considerada um marco feminista.
Até a loira chegar ao mercado, as únicas bonecas com as quais as meninas podiam brincar eram bebés e crianças. Era assim que brincavam e cuidavam delas, alimentá-las, trocar de roupa, colocá-las a dormir… Enfim, uma forma de praticar o papel que a sociedade lhes atribuiu: o de serem mães.
Assim, Ruth Handler, a sua criadora, quis ampliar as possibilidades de brincadeiras da sua filha criando uma boneca com aparência adulta. Uma nova boneca para uma geração de mulheres que, como a Barbie, podem ser mais que namorada, mulher, mãe ou dona de casa. Sonhos a tornarem-se realidade.
Desta forma, a Barbie teve mais de 150 carreiras em diferentes áreas como educação; medicina; política; ciência; artes e negócios, entre outros. Porém, ela nunca foi mãe e, provavelmente, nunca será, pois isso ameaça a sua própria razão de ser e origem.
Ok, mas então? O porquê de muitas pessoas se lembrarem da existência de uma Barbie grávida. São dois motivos, o primeiro é que se estão a confundir com um modelo não oficial da marca Mattel. Existem muitas bonecas no mercado que imitam o original e, nesses casos, algumas estão grávidas, então podemos vê-las com a barriga ou com os bebés nos braços. No entanto, lembro que eles não são Barbie.

Em segundo lugar, no universo oficial das bonecas Barbie, existem mais personagens. Embora o mais famoso seja o seu namorado Ken, ele não é o único. Há também um amigo chamado Alan, a sua irmãzinha Skipper… Inclusive teve irmãos gémeos: Tutti e Todd. Porém, para desvendar este grande mistério temos que nos focar em Midge (que por sinal é namorada de Alan).
Em 1963, a Mattel lançou Midge, que tinha cabelo ruivo e menos maquilhagem do que a sua amiga loira. Mas foi só em 2002 que ela se tornou a primeira boneca do universo Barbie a engravidar. Na verdade, causou polémica nos Estados Unidos porque não usava aliança, por isso tiveram que a retirar do mercado e relançá-la com aliança.
Embora o mais famoso seja o seu namorado Ken, ele não é o único
Levando tudo isso em consideração, a resposta correta para a pergunta seria que, embora exista uma boneca do tipo Mattel Barbie grávida, nunca houve uma Barbie grávida.
Imagens: divulgação . . O mistério da Barbie grávida que todos se lembram
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.