Sofía Jirau tem 25 anos, é porto-riquenha e tornou-se na primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down. A empresa americana de lingerie continua a sua estratégia de dar passos para se converter numa marca body positive e apresenta o seu mais diversificado repertório de modelos até hoje.
Love Cloud Collection é a mais recente campanha da Victoria’s Secret que celebra a inclusão e a diversidade com uma coleção projectada para todos os tipos de mulheres. Seja se a diferença está no tamanho, cor da pele, idade ou condição.
“Um dia sonhei com isso, trabalhei nisso e hoje é um sonho realizado”, declarou Sofía nas suas redes, acrescentando que o seu segredo é amar-se a si mesma. Antes de atingir este marco na sua carreira, a modelo posou para fotógrafos do seu país e desfilou na New York Fashion Week para a estilista Marisa Santiago.

Jirau também quis agradecer a todos os seus seguidores do Instagram pelo apoio que recebe e aproveitou para agradecer à empresa de lingerie por “me ver como uma modelo sem limites”. Além disso, enviou uma mensagem de otimismo para aquelas que agora lutam para realizar sonhos: “Sonhem em grande. Dentro e fora não há limites”.
Têm sido alguns anos turbulentos para a Victoria’s Secret desde o ano de 2018 marcar um ponto de viragem para a marca. Em plena explosão do Me Too e dos movimentos body positive, a marca começou a destacar-se pelas suas campanhas sexistas e pouco inclusivas. Tanto que em 2019 foi cancelado o famoso desfile anual em que dezenas de “anjos” desfilavam em lingerie. No entanto, o que continua a ser uma das empresas de lingerie mais renomadas do mundo parece recusar-se a morrer.
De olho na sua coleção primavera 2020, a Victoria’s Secret já apresentou algumas fotografias com modelos de diferentes tamanhos, idades, cor de pele e até identidade. Além disso, pela primeira vez, vimos uma mulher transgênero posar em lingerie com a inclusão de Valentina Sampaio.
Ainda para dar forma à nova imagem que procura, incluiu nas suas campanhas mulheres que se destacam pela sua mente, personalidade e competências para além dos seus corpos. É o caso da atriz Priyanka Chopra; a jogadora de futebol, campeã mundial, Megan Rapinoe ou a tenista Naomi Osaka.
Ver esta publicação no Instagram
Não obstante, não está a ser fácil reconquistar o carinho do seu público depois de Ed Razek, responsável pela escolha das modelos, afirmar que jamais trabalharia com modelos “gordas” (apesar de já ter saído da empresa) e com Savage x Fenty tornando-se na nova marca “it”.
Imagens: Instagram . . O novo Anjo de Victoria’s Secret é modelo com Síndrome de Down
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.